O Consórcio Nova Via – grupo de empresas vencedor de licitação para execução das obras de expansão da linha 1 do Trensurb que ligará Porto Alegre a cidade de Novo Hamburgo, a 48 km da capital gaúcha – está acelerando o ritmo das obras. No trecho 1, que inicia na Estação São Leopoldo e vai até as margens do Rio dos Sinos, cerca de 50% dos pilares e 60% dos blocos já estão concluídos.
A construção das pontes rodoviária e metroviária, que correspondem ao trecho 2, também estão bastante adiantadas. O início das fundações da ponte metroviária foi antecipado em 30 dias, e neste mês as duas pontes já têm 50% do estaqueamento concluído. As pontes estão sendo construídas pelo método de balanço sucessivo, ou seja, sem pilares no leito do rio. A partir de um pilar é iniciada a concretagem das aduelas (vãos) que ficam em balanço, sem pilares, ligadas apenas por cabos internos. A vantagem do processo é que não há obstrução do curso natural do rio; assim, diminuem os obstáculos que prejudicam o escoamento em épocas de cheia. A ponte rodoviária terá 239 metros e custo de R$ 15,5 milhões para ser concluída em abril de 2010, valores semelhantes aos da ponte metroferroviária, que terá R$ 13,5 milhões investidos em 238 metros de comprimento a serem concluídos em janeiro do ano que vem. Entre a Estação Rio dos Sinos e a Estação Liberdade, o trecho quatro da extensão, as obras estão em andamento com 40% das fundações e 60% da concretagem concluída.
O início das obras da Estação Rio dos Sinos deverá ocorrer em setembro deste ano e tem previsão de conclusão para setembro de 2010.
O Consórcio Nova Via é formado pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Toniolo/Busnello. A obra de expansão do Trensurb até Novo Hamburgo está, atualmente, entre uma das mais importantes do Brasil, com extensão de 9,3 km, construção de quatro novas estações e reurbanização das áreas ao entorno. O Governo Federal está investindo R$ 700 milhões no projeto que prevê a contratação de 1.200 trabalhadores diretos para execução da obra e irá gerar mais de 3.000 empregos indiretos. A previsão inicial da finalização da obra de quatro anos será antecipada pelo Consórcio Nova Via, que prevê a conclusão em um prazo médio de três anos.
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