Macaé caminha para se tornar o primeiro município fluminense a ter metrô depois da capital do estado. A prefeitura planeja investir R$ 30 milhões na apropriação da antiga linha férrea, desativada há um ano e oito meses. Com dois vagões e mobiliário nacional, o trem de superfície projetado para o novo sistema teria capacidade de transportar 660 passageiros, num percurso de 26 quilômetros. A inauguração está prevista para 2012.
De acordo com o projeto, a linha de metrô será paralela à Rodovia Amaral Peixoto, que liga as zonas Norte e Sul da cidade e quase não comporta mais o grande fluxo diário de veículos.
— Com o metrô, podemos tirar 15 ônibus da rodovia nos horários de pico sem prejudicar as viações, que os colocariam em novos itinerários — afirma Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, secretário municipal de Mobilidade Urbana e presidente da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran).
Com uma velocidade média de 35km/h, o metrô levaria 43 minutos para ir da primeira à última estação. Pelo projeto, o sistema cruzará 15 bairros, nos quais vivem 135 mil pessoas.
— Teremos, inicialmente, três estações: Norte, Sul e Centro. Mas há outras oito em estudo — diz Jorjão.
Segundo ele, a antiga estação central, única remanescente da época em que a ferrovia funcionava, será cedida ao município pela Secretaria de Patrimônio da União. Além de sua reativação, há planos para o local abrigar um centro cultural.
Seja o primeiro a comentar