O governo da Venezuela assinou um contrato de US$ 7,5 bilhões com a China Railway para a construção de 468 quilômetros de ferrovias que vão ligar quatro Estados venezuelanos. Esse é o maior contrato assinado pela Venezuela fora da indústria do petróleo, disse o ministro de Obras Públicas, Diosdado Cabello, em comunicado pela rede de televisão estatal.
O projeto será concluído em três anos e meio, segundo Cabello. A ferrovia vai mudar a face da região central da Venezuela e deve ajudar fazendeiros a reduzir custos de transportes, completou o ministro. Sob gestão do presidente Hugo Chávez, o governo tem procurado desenvolver uma malha ferroviária nacional. A maior parte dos projetos aguarda conclusão. O projeto prevê a criação de 7,5 mil novos empregos. A ferrovia poderá transportar mais de 6 milhões de passageiros por ano.
Como parte do contrato, a China Railway concordou com participação de 40% em uma joint venture com o governo da Venezuela para a construção de vagões no território venezuelano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar