Com as obras de melhorias do Metrô, incentivadas por meio do “Plano de Expansão do Transporte Metropolitano”, o Governo de São Paulo anunciou que em 2010, em média, 4,5 milhões de passageiros utilizarão a rede de transporte subterrâneo.
Apenas a Linha 2-Verde está recebendo investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões, e agregará mais 4,1 quilômetros de extensão. O ganho no atendimento dos passageiros do Metrô se dará, segundo o governo, em razão das novas locomotivas que serão incorporadas a essa linha.
A Linha 5-Lilás também ganhará mais duas estações (Aldolfo Pinheiro e Brooklin/Campo Belo), um incremento de 5,7 quilômetros. No entanto, a construção da Linha 4-Amarela é um dos maiores destaques da reformulação do Metrô. A extensão total dessa linha será de 12,8 quilômetros, entre Vila Sônia e Luz.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
De acordo com o governo paulista, aproximadamente 60% das obras civis dessa linha já estão prontas. No próximo ano entrarão em operação as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, onde também operarão 14 novos trens (84 carros). A linha, porém, deve ser concluída em 2012, quando ficarão prontas as estações: Vila Sônia, Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis.
Além dessas, há o projeto para a futura Linha-6 Laranja, que terá 18 quilômetros e 17 estações, ligando a estação São Joaquim ao bairro da Freguesia do Ó e, posteriormente, à Vila Nova Cachoeirinha e Brasilândia.
Seja o primeiro a comentar