Estudo afirma eficiência do porto de Tubarão

O Porto de Tubarão é o terminal de embarque de granel sólido mais eficiente do mundo, quando comparado com outros nove terminais que operam o mesmo tipo de carga, conforme informações de estudo realizado pelo professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da USP, Marcos Pinto.


O grau de eficiência do porto capixaba, que pertence à Vale, supera, inclusive, o de terminais australianos, como o Dampier, o Port Headland e o da Noruega. O estudo comprovou que, utilizando a mesma área de estocagem e os mesmos ativos, Tubarão consegue ser 35% mais eficiente em relação ao volume embarcado de granéis.


Para o diretor do departamento de Desenvolvimento e Gestão de Portos e Navegação da Vale, Fábio Brasileiro, o Porto de Tubarão chegou a esse grau de eficiência em função dos investimentos realizados na infraestrutura do próprio terminal, na área construída para estocagem e nos equipamentos para manuseio das cargas. Além disso, a empresa investe também no treinamento de pessoal. No ano passado, foi criado o primeiro curso de Engenharia Portuária do país para atender à demanda da empresa.


No caso de Tubarão, a Vale está investindo tanto da Estrada de Ferro Vitória-Minas quanto no complexo portuário, objetivando aumentar a capacidade para o embarque de 120 milhões de toneladas por ano. O custo total estimado desse investimento é de US$ 553 milhões, segundo Brasileiro.


Brasileiro, que responde pela área portuária da Vale nos sistemas Sul e Norte da empresa e também em outros países, disse que a companhia planeja investir US$ 11,4 bilhões nos portos e nas ferrovias nas regiões Sudeste e Norte do país.


Falar em eficiência portuária não é possível sem falar em ferrovias e em resolução de outros gargalos que impedem a chegada das cargas aos navios, explica Brasileiro.


Contrastes


Para o pesquisador da USP, o resultado da pesquisa surpreende apenas quando se observa o desempenho dos portos públicos que ficaram mais de 30 anos sem receber investimentos. Em relação aos terminais privados, a situação é diferente, observa ele.


O Brasil é um país de verdadeiros contrastes quando se trata de portos: alguns são muitos bons, mas outros são verdadeiras calamidades, afirma Marcos Pinto. O pesquisador da USP acredita que, se todos os terminais portuários tivessem um grau de eficiência como os melhores do país, o Brasil teria capacidade portuária ociosa somente com a estrutura que existe hoje.


Capacidade


120 milhões de toneladas por ano é quanto poderá ser embarcado pelo Porto de Tubarão a partir de 2010.


Sobre o terminal


Investimentos – A Vale investirá US$ 11,4 bilhões no sistema portuário e de logística da empresa em todo o país nos próximos cinco anos. No Sudeste, será feita a adequação da Estrada de Ferro Vitória-Minas, além de investimentos no complexo de Tubarão, como a instalação do quinto virador de vagões e a substituição dos quatro em operação. O objetivo é diminuir o tempo do ciclo de descarga de 90 para 79 segundos e aumentar a capacidade de cada virador de 6 mil toneladas por horas para 7 mil toneladas por horas.


Carregadores. O sistema de embarque em Tubarão consiste na substituição dos carregadores de navios 1 e 2, do píer 1. Os carregadores devem ser capacitados à taxa nominal de 13.350 toneladas por hora. Haverá também a substituição das linhas de correias transportadoras que chegam a esse píer.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: A Gazeta

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0