Cinco equipes do consórcio Novo Modal, responsável pelos estudos preliminares da construção do metrô em Curitiba, estão coletando amostras de solo a cada 150 metros dos 22 quilômetros de extensão da Linha Azul (Santa Cândida-CIC), sendo que 19 quilômetros serão subterrâneos. O trabalho faz parte da sondagem de solo, cujos parâmetros obtidos a partir de análises vão definir o dimensionamento das estruturas a serem construídas ao longo do trecho. A previsão é de que o trabalho, que ontem estava sendo feito no bairro Capão Raso, termine em 60 dias.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida, explica que uma série de outros estudos – topográficos, geotécnicos, geolíticos, hidrológicos, entre outros – estão sendo feitos pelas equipes do consórcio desde o final de junho. “Os resultados destes estudos é que vão definir a elaboração do projeto do metrô”, explica o presidente do Ippuc.
Com o resultado de alguns dos estudos que estão sendo feitos atualmente, será iniciado nos próximos dias o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima), a ser feito pela empresa Ecossistema, vencedora da licitação para o serviço.
No total, a linha terá 21 estações de embarque e desembarque, com distância média de 1 quilômetro entre elas. Cada uma das quatro composições do metrô terá capacidade para transportar 1.150 passageiros. No total, o sistema transportará 500 mil passageiros por dia.
Marca – Os operários que trabalham na obra e as placas nos locais de coleta de solo já ostentam no uniforme a marca que será adotada no sistema de metrô de Curitiba. A marca, feita por uma agência de publicidade, traz a letra M vermelha encoberto por uma letra C cilíndrica e verde. No total, 169 marcas de metrô do mundo todo foram avaliadas para se chegar à imagem que será usada em Curitiba. Desse total, 83 levavam a letra M em seu logotipo – espécie de marca referência mundial das linhas de metrô.
Seja o primeiro a comentar