Um trem de alta velocidade chamado Allegro vai unir a capital da Finlândia, Helsinki, à cidade russa de St. Petersburgo a partir do próximo verão europeu. Dessa forma, o tempo de percurso entre os dois destinos vai diminuir das atuais 5h30 para entre 3h30 e 3h.
Na fase inicial, haverá três serviços diários em cada direção. Cada composição terá sete vagões, com um total de 350 assentos, incluindo restaurante, área business class e para cadeirantes.
A operação será da Oy Karelian Trains Ltd, uma joint venture entre a finlandesa VR Ltd e a russa OAO RZD. Em novembro de 2006, o presidente da Russian Railways, Vladimir Yakunin, e o diretor executivo do grupo VR, Henri Kuitunen, assinaram o contrato de participação relativo à joint venture. A cerimônia de assinatura foi realizada em Helsinki, com a presença dos presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Tarja Halonen, da Finlândia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Pelo contrato, a Oy Karelian Trains Ltd terá o direito de adquirir material rodante através de concorrência internacional, garantir manutenção durante o tempo de operação e de transferir material rodante à VR Ltd e à Russian Railways para serviço comercial através de arrendamento.
Em junho de 2007, foi anunciado o resultado da licitação internacional para aquisição de trens para serviço de alta velocidade entre São Petersburgo e Helsinki. A licitação foi vencida pela Alstom.
Em 30 de novembro de 2007, executivos da Russian Railways e da Alstom participaram de cerimônia em Savigliano, na Itália, para marcar o início da produção do primeiro trem de alta velocidade Pendolino, que seria utilizado na linha entre São Petersburgo e Helsinki.
Para implementar o serviço, a Russian Railways pretende adquirir e lançar trens elétricos de sistema dual capazes de atingir velocidade até 220km/h, que estarão à altura dos requisitos europeus mais modernos em termos de conforto e segurança. As cores do Allegro são baseadas nas bandeiras da Rússia e da Finlândia: vermelho, branco, azul e prata.
Seja o primeiro a comentar