Os sistemas de trem e metrô do Rio de Janeiro deixaram satisfeitos integrantes da Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados durante vistoria técnica realizada hoje. Os deputados Vanderlei Macris, Leonardo Quintão e Hugo Leal conheceram os planos de melhoria e expansão da malha metroferroviária, com objetivo de discutir futuramente investimentos necessários nos transportes de massa de passageiros para a Copa de 2014.
Guiada pelo secretário estadual de Transportes Julio Lopes, a inspeção aconteceu no metrô, começando pelo Centro de Controle Operacional. O presidente da concessionária, Jose Gustavo de Souza, apresentou índices de crescimento, falou de problemas do sistema e apontou soluções para as principais necessidades. Entre elas, a construção da linha 1A, que vai permitir a ligação direta entre as estações Botafogo e Pavuna, e os investimentos em tecnologia e sistema de vigilância nas estações.
“Recentemente investimos R$ 30 milhões em um novo servidor que monitora toda a operação do sistema das linhas 1 e 2. O novo servidor vai permitir que as gravações da movimentação nas estações sejam arquivadas numa memória com capacidade de dois Gigas por segundo. Antes, o espaço da memória era de 100 Megas por segundo, o que impossibilitava o arquivamento do material. Além disso, também aplicamos R$ 11 milhões na compra e instalação de câmeras nas estações, aumentando de 470 para 580 o a quantidade desse equipamento”, informou José Gustavo.
Segundo o secretário, as melhorias são frutos de acordos e negociações do Governo do Estado e da concessionária.
“Muitas melhorias são ações que o usuário não vê. No entanto, elas trazem enorme benefício para o sistema. A secretaria estadual de Transportes vem trabalhando muito para promover um salto qualitativo no transportes de passageiros sobre trilhos, uma das principais metas de nossa gestão. A compra dos 30 novos trens da Supervia assim como a aquisição dos 114 carros do Metrô comprova isso”, completou.
A comitiva seguiu para o centro de manutenção, onde é feito o reparo dos carros, e em seguida, os deputados foram conhecer as obras da Linha 1A. A nova ligação será feita através de um viaduto de 1,3 quilômetros, entre as estações São Cristovão e Central. No meio do percurso será construída ainda a estação Cidade Nova, que facilitará o acesso aos funcionários da sede da Prefeitura do Rio no sistema.
Comissão confere trens modernos
À tarde o grupo visitou a construção da estação General Osório, onde os deputados se surpreenderam com a magnitude da obra. Julio Lopes explicou que a nova estação trará benefícios para a população, como a ligação direta da comunidade do Morro do Cantagalo e o metrô, que se dará através de um elevador interligando a estação ao alto do morro. A reurbanização das ruas Teixeira de Melo e Barão da Torre, onde haverá um dos acessos para a estação, também chamou atenção dos visitantes. A área que antes era degradada está sendo completamente recuperada.
A comitiva ainda visitou as instalações da Supervia. A primeira parada foi no CCO (Centro de Controle Operacional), onde acompanharam o monitoramento dos trens. O presidente da Supervia, Amir Murad, falou da perspectiva de crescimento da empresa para os próximos anos. Segundo a Supervia, até 2014, ano da Copa, o sistema ferroviário do Rio de Janeiro terá a mesmas características do metrô, com intervalos menores e carros mais confortáveis. A previsão da concessionária é ter, até 2015, uma frota de 201 trens, todos equipados com ar-condicionado, transportando 1 milhão de passageiros por dia.
A comissão aproveitou para conferir o funcionamento dos trens mais modernos da frota, os coreanos, viajando até a estação Engenho de Dentro, que dá acesso ao Estádio João Havelange, o Engenhão. Chegando à estação, que foi reformada recentemente, os deputados elogiaram a facilidade com que as pessoas vão ter para se deslocar até os locais dos jogos, Engenhão e Maracanã.
Os deputados se mostraram satisfeitos com investimentos que o estado do Rio e as concessionárias vêm fazendo no sistema de transportes sobre trilhos do Rio. Ainda está previsto na agenda da comitiva visitas as cidades de São Paulo, Salvador e Fortaleza, além de Brasília, para vistoria de seus sistemas de transportes públicos.
Para fechar a vistoria técnica, o grupo de deputados visitou o centro de pesquisa da UFRJ (COPPE) para conhecer o projeto do Maglev-Cobra, um trem de levitação que tem como objetivo transportar a comunidade universitária da UFRJ, dentro da Ilha do Fundão. Os acadêmicos apresentaram as três etapas do projeto que visa transportar as 90 mil pessoas que formarão a comunidade acadêmica do Fundão até 2020, segundo previsão dos engenheiros.
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