Copa anima setor metroferroviário

Até 2014, os brasileiros terão que se habituar com os barulhos convencionais de construção. Será assim, ao menos, nos 12 municípios selecionados para sediar um dos maiores eventos esportivos: a Copa do mundo de futebol. Estas cidades passarão por verdadeiras revoluções visando suprir todas as necessidades, principalmente de mobilidade, do público da competição. Humberto Kasper, Superintendente de desenvolvimento e expansão da Trensurb, aponta que o evento destacou uma área de extrema importância para o desenvolvimento do País: a mobilidade.


“O setor está sendo vitaminado. É preciso investir não somente em metrô ou trem, mas em redes integradas de transporte, onde cada modal tenha seu papel fundamental. É preciso rever o atual modelo de locomoção nas cidades, pois, se isso não acontecer as metrópoles serão gargalos para o crescimento do País”, argumenta.


Mãos a obras


Não faltam projetos tentando sanar estas dificuldades. A própria Trensurb desponta entre uma das principais empresas engajadas nesta área. A companhia está trabalhando no desenvolvimento de três obras: a expansão da Linha Norte do trem de São Leopoldo até Novo Hamburgo, próximo à Porto Alegre (RS); no Aeromóvel e na Linha da Copa.


O primeiro, que já está em fase de execução e cuja previsão de término é 2011, prevê um orçamento de R$ 690 milhões. A expansão deve aumentar a capacidade do trajeto em 30 mil usuários.


Já o Aeromóvel, considerado um dos projetos mais ousados, deve interligar o Aeroporto Internacional Salgado Filho à Estação Aeroporto, administrada pela companhia. Seu orçamento previsto é de R$ 30 milhões.


A Linha da Copa, cujo conceito é de “Rede estrutural multimodal”, contará com 11 estações de trem que serão interligadas a cinco terminais de integração intermodais. O orçamento estimado para o empreendimento é de R$ 2,5 bilhões. O projeto prevê que a rede atenderá 290 mil passageiros por dia.


O Metrô Rio também conta com projetos audaciosos. Segundo Joubert Fortes Flores, Diretor da companhia, o objetivo é dobrar a capacidade de movimentação de passageiros transportados.


Atualmente, por dia 550 mil pessoas utilizam o serviço. Com a ampliação, este número deve passar para 1,1 milhão. De acordo com o executivo, para que isso ocorra estão sendo investidos R$ 1,15 bilhão para a extensão da linha, além da aquisição ou reforma dos carros de passageiros.


Embora não tenha desenvolvido nenhum projeto específico para a Copa 2014, São Paulo não ficou para trás. Segundo José Luiz Portella, Secretário dos Transportes Metropolitanos , “o projeto ‘Expansão SP’ (que prevê recursos de R$ 20 bilhões em investimentos em infraestrutura de transporte) ajudará, e muito, na mobilidade da metrópole para o evento”.


No entanto, para o executivo, todas as obras que estão sendo realizadas no País devem atender, antes de mais nada, a população, e não apenas suprir as necessidades do evento. “Queremos criar uma rede que interligue toda a cidade. Isso, melhorará a qualidade de vida das pessoas. A grande luta é possibilitar que as pessoas cheguem a todos os lugares”, finaliza.


Os executivos se reuniram para discutir o futuro do setor na 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O evento, idealizado pela Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), aconteceu na última semana, em São Paulo, em paralelo à Metroferr 2009.

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Fonte: Webtranspo

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