Até 2010, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) construirá 24 passarelas para facilitar o acesso de usuários em cinco de suas linhas. Segundo informações da empresa, as obras estão incluídas no Plano de Expansão, que investirá, entre 2007 e 2010, R$ 20 bilhões para a modernização da malha metro-ferroviária.
Pelo menos duas já estão em operação – a última foi inaugurada no último dia 11, perto da Estação Jardim Romano – e outras duas serão entregues ainda neste ano.
As linhas que receberão passarelas em suas proximidades são 7-Rubi (Luz-Francisco Morato); Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi); Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú); Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra); Linha 11-Coral (Luz-Estudantes) e Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana).
De acordo com a CPTM, a localização das passarelas foi definida com base em estudo sobre os pontos de maior adensamento populacional e concentração de serviços, como comércio, escolas, hospitais e outros instalados no entorno das linhas férreas.
O principal motivo das construções é coibir a prática ilegal de travessia das vias por pedestres e garantir mai segurança na linha férrea.
Seja o primeiro a comentar