Quem fez a afirmação foi o secretário de Política Nacional do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, durante a palestra “TAV (Trens de Alta Velocidade Integrados ao Desenvolvimento Urbano no Brasil)”, realizada ontem (26/08), como parte da programação da 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – eventorealizado pela AEAMESP (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), que acontece até amanhã (28/08), no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo (SP).
“Estamos licitando um consórcio que será capaz de construir esta obra que – em princípio está sendo projetado para ligar as cidades de Campinas – São Paulo – Rio de Janeiro. Os participantes do leilão deverão elaborar seus projetos de forma a atender satisfatoriamente os critérios de velocidade, segurança, capacidade, tempo de viagem, intervalos de partidas, conforto e outros quesitos”, afirmou. A estruturação da concessão deve ficar pronta durante o terceiro trimestre de 2009 e a licitação está prevista para ocorrer no último trimestre de 2009.
De acordo com o secretário, um dos objetivos do projeto é efetuar a transferência de tecnologia de construção de TAVs, com a exigência de profissionais brasileiros no acompanhamento dos trabalhos, tanto na fase de projeto, quanto na operação e manutenção. “Essa obra tem custo aproximado de R$ 34,6 bilhões e envolverá cerca de 35 milhões de pessoas”, disse Perrupato, que justificou o megainvestimento com o argumento de que o Brasil só poderá obter um crescimento econômico mais robusto se investir em infraestrutura. A viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro está prevista para durar 1 hora e 45 minutos.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Alberto Epifani, diretor de planejamento da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), disse que o sistema de alta velocidade é feito para operar acima de 200 km/h e fará a interligação dos subsistemas aeroportuário, rodoviário e urbano de uma região que concentra cerca de 45% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Serviço:
O Quê: 15ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e Metroferr 2009
Data: 25 a 28 de agosto de 2009
Local: Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º São Paulo – SP
Seja o primeiro a comentar