A MGE Transportes – empresa do grupo CAT ligada à Divisão Progress Rail Services – está importando dos Estados Unidos, 22 locomotivas, modelos SD40-2 e GP40-2. As máquinas deverão desembarcar no Porto de Santos até o dia 15 de agosto de 2009 e seguir para a planta de Hortolândia (SP) para início de reforma e modernização. Ronaldo Moriyama, diretor da MGE Transportes, diz que a empresa traz uma série de novidades para a 12ª Feira Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 10 a 12 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Este é o segundo lote que a empresa traz do exterior para compor sua frota própria de locomotivas para disponibilização às operadoras ferroviárias no Brasil e América do Sul, na forma de vendas, leasing e aluguel. Em maio passado, a MGE recebeu 14 máquinas, sendo 12 modelos C30-7 e duas B36-7. “As máquinas adquiridas nos EUA têm bitola standard e para trafegar na malha brasileira precisam passar por rebitolagem estreita ou métrica, variando de acordo com a necessidade do cliente”, explica Moriyama.
Segundo ele, as 14 máquinas estão praticamente negociadas faltando pequenos detalhes para a concretização do negócio.
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Assim como as locomotivas, a empresa mantém em estoque motores diesel EMD e GE remanufaturados à disposição de seus clientes. “A comercialização desses equipamentos também em formato UTEX (base de troca) tem sido uma excelente opção para as ferrovias, uma vez que o resultado é a redução da retenção das máquinas para manutenção, além da considerável diminuição do estoque”, conta Moriyama.
Além dos já conhecidos motores de tração e componentes fabricados na fábrica de Diadema, a MGE / Progress Rail trouxe para o mercado brasileiro a locomotiva Gen Set. Esse novo modelo de máquina é caracterizado pela utilização de dois ou três módulos de potência, sendo que cada um é um grupo gerador independente, composto de motor diesel Caterpillar modelo C-18 de tecnologia ACERT (patente Caterpillar), gerador de tração, gerador auxiliar, sistema de refrigeração, sistema de escapamento, sistema de controle, tudo devidamente compartimentalizado em um container individual para cada módulo de potência bruta de 750 HP. A redução no consumo de combustível em até 30%, além da redução no nível de ruído e controle de emissões de poluentes torna essa nova locomotiva uma opção muito atraente a um mercado que objetiva como prioridade a redução dos custos de operação.
Ainda na área de produtos novos, os motores Caterpillar também estão na lista de estoque da empresa. Ao juntar a tecnologia de ponta desses equipamentos com o conhecimento da equipe MGE / Progress Rail na reforma e manutenção de locomotivas, o resultado foi o desenvolvimento da área de repotenciamento de máquinas GE, EMD e Alco com os novos motores eletrônicos CAT. Essa melhoria tem efeitos imediatos no resultado da operação, como redução considerável no consumo de combustível, aumento da capacidade de tração e redução significativa de emissão de poluentes, adequando-se às futuras normas de controle ambiental.
Na área de serviços – berço tanto da MGE como da Progress Rail – as novidades continuam. Em Hortolândia (SP) foi construída uma área com temperatura controlada designada para a realização de serviços de motores diesel de origem GE, EMD ou Alco. A qualidade do serviço já foi comprovada com o overhaul de mais de 25 motores provenientes de empresas como ALL e FCA.
A recuperação de componentes principais de locomotivas, como turbo compressores e conjuntos de força, é outro serviço disponibilizado pela MGE / Progress Rail desde abril de 2009.
Segundo Moriyama, empresa reserva novas novidades para divulgar na 12ª Feira Negócios nos Trilhos, que acontecerá no período de 10 a 12 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
Mais informações: (11) 3884-0757 / 3884-0580, e-mail marina@revistaferroviaria.com.br.
Serviço
12ª Feira e Seminário Negócios nos Trilhos 2009
Data: 10 a 12 de novembro de 2009
Horário do Seminário: 09h00 às 12h00
Horário da Feira: 14h00 às 20h00
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Obs: Proibida a entrada de menores de 18 anos, mesmo que acompanhados
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