Não basta apenas a seleção brasileira ser boa de bola para o País emplacar e subir ao topo do pódio do maior evento esportivo na Copa do Mundo de 2014. A garantia da mobilidade nas cidades que vão sediar os jogos da Copa é também uma condição indispensável para o sucesso do maior torneio de futebol do planeta. Pois, de nada adianta ter o palco e os atores para fazer o espetáculo, sem permitir o acesso aos milhares de espectadores. Escolhida como uma das 12 subsedes da Copa, a cidade de Porto Alegre está na corrida contra o tempo para realizar as obras necessárias para a melhoria do deslocamento dos torcedores.
A estimativa é de que a Capital gaúcha receba milhares de visitantes provenientes de vários países. Mas, a cidade tem ainda um grande desafio pela frente para ficar pronta para Copa: colocar em prática as obras previstas em papel. E tudo num prazo muito curto. Apesar do número de melhorias de infraestrutura necessárias para qualificar a mobilidade em Porto Alegre ser bastante elevado, algumas obras parecem prioritárias. O secretário adjunto da Secretaria Especial da Copa de 2014 (Secopa), Ricardo Gothe, afirma que a realização da Copa do Mundo é uma oportunidade única para atrair investidores e executar obras importantes para a mobilidade na cidade. “Este é o maior evento futebolístico do mundo. É a nossa grande chance de realizarmos as obras que esperamos há muito tempo. Mas, também não podemos nos iludir. Nem tudo será realizado. Será feito o que é preciso e o que economicamente e politicamente pode ser financiado. As negociações com o governo federal serão feitas obra a obra. E esse processo de negociação é permanente”, destaca Gothe.
As obras mais importantes para garantir a mobilidade durante a Copa do Mundo e que terão um papel fundamental para a circulação de turistas, de torcedores e da população, depois de terminado o evento, são as seguintes:
POD NOS TRILHOS
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Linha 2 do metrô terá linha de 15,3 km
Obras no Trensurb devem contribuir para melhoria da mobilidade durante e depois da Copa. A expansão da Linha 1 de São Leopoldo até Novo Hamburgo, está em andamento e tem previsão de término para 2011. Com o novo trecho serão acrescidas 30 mil viagens, o que contribuirá para desafogar o trânsito na BR-116.
Mas a obra mais grandiosa do metrô, é a primeira fase da linha 2 do metrô. Com 15,3 quilômetros em vias subterrâneas e elevadas, o percurso previsto passa pelo Centro de Porto Alegre, segue pela avenida Borges de Medeiros até o Beira Rio, José de Alencar, Azenha, depois segue pela Bento Gonçalves e finaliza na João Oliveira Remião. A estimativa é de que serão transportados 450 mil passageiros por dia na nova linha. O valor estimado da obra é de R$ 2,5 bilhões e deve ser viabilizada através de Parceria Público-Privada(PPP). “Esta é um obra mais complexa. Estamos trabalhando nas diretrizes funcionais e ambientais do projeto para permitir que o empreendimento seja licitado até o final do ano”, afirma o superintende de desenvolvimento e expansão da Trensurb, Humberto Kasper. Ele explica que a ideia é fazer a licitação utilizando a Lei 11.079, que prevê a participação da iniciativa privada como financiador da obra. “Dessa forma acredito quem é viável executar o primeiro trecho em três anos”, completa Kasper.
Aeromóvel
A obra prevê uma linha de 854 metros para ligar a estação Aeroporto da Linha 1 do Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. O usuário do Trensurb ao descer na estação poderá embarcar no aeromóvel e se deslocar até o aeroporto no tempo de 1min10s sem pagar nova tarifa de embarque. A obra possui estudo de viabilidade urbanística aprovado e só está à espera da liberação dos recursos, estimados em R$ 30 milhões que devem ser financiados com recursos do Ministério das Cidades. O prazo para a conclusão do acesso é de um ano.
Avenida Tronco
A via que une a avenida Carlos Barbosa à Icaraí será uma nova rota de deslocamento para a Zona Sul da cidade. Será uma alternativa de tráfego à avenida Beira-Rio e Padre Cacique, que terão o trânsito interrompido nos dias de jogos da Copa. Mas, para a execução da obra, além das ações viárias, será necessária a elaboração de um plano urbanístico. Ele compreende um conjunto de ações de desenvolvimento urbano que vai alterar o cenário da região. A obra terá um custo mais elevado, estimado em R$ 129,2 milhões porque são necessárias desapropriações e reassentamentos.
Salgado Filho ganha pista de 3.200 metros
O projeto prevê a ampliação da pista em 900 metros, que passará para 3.200 metros. A obra é vital para o transporte de passageiros e de cargas, pois permitirá a operação de aviões de grande porte, como os Boeing 747, com 100% da capacidade de carga e de combustível. Hoje esses aparelhos só podem operar com 70% da carga, em função da extensão da pista. A obra, uma reivindicação antiga, depende da retirada das 2,6 mil famílias que residem na cabeceira da pista, nas Vilas Dique e Nazareth. A remoção vai liberar a área para os estudos técnicos do terreno por onde passará a pista que deve estar concluída em dezembro de 2010.
Aproximadamente 1,5 mil famílias serão transferidas para um loteamento novo com escola, creches, posto de saúde e área para triagem do lixo. O objetivo é que até o final deste mês o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) faça a entrega das primeiras 48 moradias. A obra de ampliação também está sendo executada por etapas. A primeira não depende da retirada das famílias, e consiste no alargamento da pista para 42 metros. A obra foi iniciada nesta semana e deve ser concluída até o final do ano. O aumento da extensão da pista é um investimento orçado em R$ 150 milhões e será custeado com recursos da Infraero.
Portais da Cidade
O projeto propõe um novo modelo de transporte e circulação de ônibus para o centro de Porto Alegre. Por ele, os ônibus que chegam dos bairros e da Região Metropolitana deixarão os passageiros em quatro portais onde haverá conexão para outros veículos – os Bus Rapid Transit (BRTs). Estes portais, localizados estrategicamente serão interligados por uma linha de ônibus-circular que levará os passageiros a mais 18 estações localizadas no Centro.
O objetivo é desafogar a área central que recebe mais de 33 mil viagens diárias de ônibus, sendo que apenas 33% dos passageiros têm o Centro como destino final. A obra deve ficar pronta até 2012. A liberação dos recursos, US$ 100 milhões, pela Cooperação Andina de Fomento já foi aprovada. “Agora estamos preparando o projeto operacional e o detalhamento das obras para que, quando o dinheiro for liberado, a prefeitura possa abrir as licitações”, diz o secretário de Mobilidade de Porto Alegre, Luiz Afonso Senna.
Rodovia do Parque
A construção da BR-448, chamada de Rodovia do Parque, vai ajudar a amenizar o maior problema de trânsito do Rio Grande do Sul: os congestionamentos diários na BR-116. Pelo projeto, o traçado da rodovia inicia em Porto Alegre e segue paralela à BR-116, pelo lado oeste, desembocando com alças no terreno onde será construída a arena multi-uso do Grêmio, no bairro Humaitá, na zona Norte de Porto Alegre. A rodovia terá 22,3 quilômetros e, além da Capital, passará pelos municípios de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul. A obra fundamental para a melhoria do fluxo de veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem um custo estimado em R$ 830 milhões.
Avenida Voluntários da Pátria
A obra prevê a duplicação do trecho entre a rua Conceição e a avenida Sertório e sua extensão até o cruzamento das avenidas Padre Brentano e A. J Renner. Após a conclusão o trecho de cerca de 2,6 quilômetros, que será feito pela Concepa, concessionária da BR-290, a avenida passará a contar com três faixas de rolamentos em cada sentido. Ela contribuirá para desafogar a via Farrapos, o que melhorará a acessibilid
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