A embaixada da França, em parceria com o Ministério dos Transportes, acaba de lançar uma página na internet para promover o modelo francês de transporte ferroviário de passageiros. O novo Portal faz parte das ações para divulgar o Encontro Transporte e Inovação: a Experiência Francesa, que será realizado nos dias 9 e 10 de setembro na Capital Federal e integra a programação do Ano Econômico da França no Brasil, organizado pela Ubifrance.
Além de oferecer e transferir tecnologia de ponta, o modelo francês prevê a inserção do moderno transporte sobre trilhos em políticas públicas que buscam a sustentabilidade – desenvolvimento econômico, qualidade de vida e preservação ambiental – por meio do reordenamento territorial. “Nossa visão é que, para trazerem resultados efetivos, as soluções de transporte devem estar profundamente ligadas às políticas de reordenamento territorial”, afirma Jean-Francois Fritsche, Adido de Transportes da Embaixada da França no Brasil. “A abordagem multidisciplinar, que implica a integração entre várias áreas dos Poderes Públicos em favor da sustentabilidade, é característica do modelo francês apresentada no portal e aprofundada no Encontro”, completa ele.
Além de apresentar dados sobre a experiência francesa, o novo Portal, disponível no endereço www.encontrovlttgv.com.br, destaca a programação, os grandes temas e casos concretos que serão discutidos no Encontro. O evento será aberto com os pronunciamentos do Ministro dos Transportes do Brasil, Alfredo Pereira do Nascimento, e do Ministro dos Transportes da França, Dominique Bussereau. O público presente é estimado em cerca de 400 convidados: políticos eleitos, autoridades da França, América Latina e Brasil, gestores de políticas públicas, urbanistas, especialistas, representantes e executivos de grandes empresas da indústria do transporte ferroviário.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A França, que acumula mais de 50 anos de experiência e investimentos permanentes em pesquisa e desenvolvimento ferroviário, é um dos principais representantes mundiais do setor. Em 2007, o país bateu o recorde mundial em velocidade ferroviária, quando o trem experimental V150 atingiu 574,8 km/h, o que significa realizar 1.000 km em menos de duas horas.
O Encontro Transporte e Inovação: a Experiência Francesa conta com a parceria das companhias Alstom e Altran TCBR, além do Governo do Distrito Federal. Também é apoiado pelo Ministério Francês de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pela SNCF (Agência Francesa de Transporte Ferroviário), pela Ubifrance (Agência Francesa para o Desenvolvimento Internacional) e pela AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento).
Seja o primeiro a comentar