Maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, a ALL fechou parceria com a Standard Logística, única provedora de soluções logísticas intermodais frigorificadas presente nos três Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, para operar o Terminal Intermodal em Cruz Alta (RS).
Com uma movimentação inicial de 300 contêineres/mês, chegando a 700 ctners até dezembro, o Terminal receberá investimento de R$ 1 milhão em infraestrutura logística. A operação deve iniciar em setembro, após conclusão de obras de adequação do terreno, instalação das tomadas para contêineres reefer e compra de equipamentos para movimentação. “A movimentação de contêineres é um dos focos da ALL para o ano. Investiremos cerca de R$ 55 milhões com parceiros, e prevemos crescer 100% neste volume. Em julho, começamos a operar com a Standard, o Terminal de Alto Taquari, e estão previstos para os próximos meses terminais em Ponta Grossa e Telêmaco Borba, no Paraná”, afirma Sergio Nahuz, Diretor de Industrializados da ALL.
Os produtores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina poderão embarcar as cargas pela ferrovia, saindo de Cruz Alta diretamente ao Porto de Rio Grande, pelo corredor ferroviário de 738 km. “Este será o sétimo Terminal da Standard na malha da ALL, pois acreditamos na ferrovia como um forte e vantajoso modal de transporte”, ressalta Alan Fuchs, diretor de Gestão da Standard. A Companhia, desde o início da parceria com a ALL, soma investimentos na ordem de R$ 70 milhões na implantação dos Terminais Intermodais.
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“Com a nova estrutura a Standard reforça a presença no Rio Grande do Sul, que hoje, através do Terminal de Esteio, já movimenta mensalmente uma média de 500 contêineres pela malha ferroviária da ALL até o Porto de Rio Grande”, destaca Fuchs. Segundo o diretor, a aposta da Standard na ferrovia como aliada ao transporte de cargas acontece desde 2006, quando formalizou a aliança de movimentação de contêineres com a ALL, ligando o Terminal da Standard em Esteio/RS até o Tecon – Terminal de Contêineres do Rio Grande/RS.
História de sucesso – A movimentação de produtos frigorificados por ferrovia teve início em 2003, para o cliente Sadia, seguida por empresas como Frangosul, Seara, Perdigão, Big Frango e Jandelle. Desde então, a ALL empresa cresceu mais de 20 vezes em volume de frigorificados, consolidando o sucesso desta operação.
A composição inicial dependia de um vagão gerador, conectado por meio de cabos elétricos aos contêineres, o que mantinha a carga refrigerada. Em 2006, a ALL aplicou, em parceria com a Standard, uma nova solução que reduzia o consumo de diesel da operação. As duas empresas viabilizaram o primeiro trem expresso frigorificado do país, que liga o Terminal de Contêineres da Standard em Esteio (RS) até o Tecon- Terminal de Contêineres do Rio Grande (RS).
Hoje, cada um dos contêineres apresenta um cabo para se conectar a geradores distribuídos estrategicamente pela malha da ALL, o que dispensou a necessidade do vagão gerador e conseqüentemente reduziu o consumo de combustível. Os contêineres recebem “reforço de frio” nos terminais e ainda contam com outros geradores em pontos de tráfego intenso, para prevenir eventualidades durante a operação.
Com o sucesso das operações e aprovação de clientes da ALL como Sadia, Seara, Perdigão, a parceria se estendeu ao Corredor de Congelados do Paraná. O Corredor, que escoa cargas frigorificadas do Terminal da Standard ao TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR) potencializou a movimentação de cargas refrigeradas para o porto de Paranaguá. Neste primeiro trimestre do ano destaca 33,78% de aumento do volume de exportação de congelados graças à implantação da infraestrutura de Corredor de Exportação.
Atualmente, a ALL opera contêineres para os portos de Paranaguá, São Francisco, Rio Grande e Santos, com o início da operação do novo terminal de Alto Taquari, no Mato Grosso, também em parceria com a Standard.
Website: www.standardlog.com.br
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