Suspeitas de irregularidades atrasam Norte-Sul

A previsão de término das obras da Ferrovia Norte-Sul em Goiás foi adiada de junho para dezembro do próximo ano. O atraso de seis meses em alguns trechos goianos foi provocado pela medida cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU), que reteve 10% dos valores dos contratos firmados com as construtoras responsáveis por alguns trechos da ferrovia por indícios de irregularidades, como sobrepreço. A expectativa da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa do Ministério dos Transportes responsável pela obra, é que o problema seja solucionado durante uma reunião com o TCU esta semana.


O presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, diz que as obras de toda Norte-Sul serão entregues até o fim de 2010, ainda no governo do presidente Lula, se o problema for resolvido nesta reunião. Na última semana, a Norberto Odebrecht Engenharia e Construções, responsável pelo trecho de 139 quilômetros dos 514 que ligam Palmas a Aguiarnópolis, no Tocantins, e por um trecho de 60 quilômetros no Norte de Goiás, informou que as obras no trecho tocantinense terão atraso de pelo menos um ano. A Odebrecht, no entanto, teve seu contrato rescindido pela Valec, por ter reduzido muito o ritmo das obras.


Mesmo assim, o presidente da Valec não acredita que o atraso chegue a tanto, caso o problema com o TCU seja resolvido esta semana. De acordo com ele, outras irregularidades apontadas já foram resolvidas e as equipes técnicas da Valec e do TCU tentarão chegar a um denominador comum somente no em relação ao problema do sobrepreço de 10% para atender os interesses de todas as partes, inclusive as empresas.


Juquinha lembrou que o trecho em Anápolis está quase pronto e só enfrenta um problema de engenharia: a construção do túnel de 460 metros, por baixo do Cartódromo da cidade, que sofreu interferência ambiental depois de ser afetado por uma infiltração da nascente do Ribeirão das Antas. Do Porto Seco ao quilômetro zero, são dois túneis e um viaduto já pronto.


O trecho do quilômetro zero ao quilômetro 40, em Ouro Verde, já tem infraestrutura concluída e está em fase de colocação de trilhos e dormentes. Já o trecho que vai de lá até Jaraguá, a cargo a Camargo Corrêa, está parado à espera da solução do problema no TCU. O de Jaraguá à Santa Isabel,também está em compasso de espera. De Santa Isabel à Estrela do Norte, as obras andam bem e devem ser concluídas em junho de 2010.

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Fonte: O Popular

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