A diretoria do BNDES aprovou apoio financeiro no valor de R$ R$ 423 milhões, à Concessão Metroviária do Rio de Janeiro. Os recursos serão destinados ao aumento da capacidade de transporte de passageiros; à redução do intervalo entre trens; à diminuição da necessidade de transbordo entre linhas; e à redução do tempo de viagem. Isto será possível a partir da reforma dos carros e da ampliação da interligação entre as linhas 1 e 2 e a construção de duas novas estações: Cidade Nova e Uruguai.
Outro fator que irá contribuir para o aumento do dinamismo do sistema será a aquisição de material rodante e a adequação dos sistemas de sinalização, tração, controle e supervisão de tráfego.
O resultado será a maior oferta de transporte metroviário pela concessionária, propiciando rapidez e conforto no serviço oferecido à população. Outro ponto positivo será a redução do tempo de viagem para os usuários da Linha 2 que se dirigem à Zona Sul da cidade e a eliminação da necessidade de transbordo para a maioria dos usuários da Linha 2. Com os investimentos, os intervalos médios de espera pelos trens passarão dos atuais 4min25s para 2 min no trecho Central – Botafogo.
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O objetivo do Metrô Rio é ampliar o número de usuários atendidos, passando dos atuais 550 mil para 1,1 milhão de usuários/dia, em 2024. Desde a inauguração, em 1979, até 1998, o sistema metroviário do Rio de Janeiro foi operado pelo Estado. Em 27 de dezembro de 2007, mediante assinatura de um termo aditivo no Contrato de Concessão, houve a prorrogação dos serviços por mais 20 anos (até 27/01/2038) sob a condição de que a concessionária realize os investimentos previstos no termo do aditivo assinado, e dentre os quais estão a ampliação do sistema, com a construção de duas novas estações e a interligação das linhas 1 e 2.
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