Alstom participará da implantação do VLT do DF

Na tarde do último dia 07, Patrick Kron, CEO da Alstom, inaugurou uma exposição sobre o futuro sistema de VLT de Brasília, na presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que está atualmente em visita ao País, e do governador José Roberto Arruda. O governo de Brasília assinou um contrato com o consórcio Brastram, constituído pela Alstom, TC/BR, Mendes Jr. e Via, para a fase 1 do projeto do VLT. A participação da Alstom nessa primeira fase é de cerca de €140 milhões.


O projeto inclui o fornecimento de 16 VLTs Citadis e a construção de um trecho de 8 km de via (1,2 km dos quais usarão a tecnologia de alimentação de energia pelo solo – APS). Essa tecnologia de ponta fornece energia aos VLTs sem o uso de sistemas de catenária – o que ajuda a preservar o ambiente urbano e a herança cultural dos centros das cidades.  Em uso desde 2003 em Bordeaux e selecionada também pelas cidades de Reims, Angers, Orleans e Dubai, a tecnologia APS é ideal para uma cidade moderna como Brasília.


A capital do Brasil se tornará, assim, a primeira cidade na América Latina a ter um sistema de veículo leve sobre trilhos moderno.  O VLT permite que os espaços urbanos sejam repensados, além de preservar a herança arquitetônica e contribuir para o crescimento da cidade, sem danos ao meio ambiente. Em todo o mundo, até hoje, 29 cidades encomendaram um total de 1.221 VLTs Citadis da Alstom.


Os VLTs de Brasília serão capazes de transportar mais de 400 passageiros por veículo – o equivalente a mais de 6 ônibus (considerando-se um ônibus que transporta 66 passageiros, com 6 pessoas por metro quadrado).


Em termos de capacidade, a solução selecionada para este projeto deverá transportar 120.000 a 200.000 passageiros por dia. A Alstom também fornecerá ao projeto VLT o sistemas de energia elétrica, bem como sistemas de telecomunicações, sinalização, bilhetagem automática, bem como Centro de Controle Operacional.


Com este novo projeto, a Alstom está reforçando sua presença no mercado brasileiro de transporte sobre trilhos. A empresa está envolvida em inúmeros projetos para modernizar as redes de transporte brasileiras. Estes incluem, por exemplo, um contrato assinado em abril de 2009 para fornecer 48 carros para o metrô de Brasília e a modernização do sistema de sinalização. A Alstom também fornecerá 16 trens e um sistema automático de controle de trens para o Metrô São Paulo. A Alstom emprega em torno de 4.000 pessoas no Brasil, sendo aproximadamente metade na indústria ferroviária.

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