O presidente da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), Marco Aurélio Seára Júnior, presidiu na noite de ontem (31), reunião na sede da entidade, com a presença do deputado estadual Pedro Uczai, do prefeito Jandir Bellini e do vereador Nikolas Reis, representando o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Carlos Pissetti. O encontro contou com a participação da classe empresarial e convidados, tendo como pauta a implantação da Ferrovia Leste-Oeste, conhecida como Ferrovia do Frango, com foco nos interesses e argumentações de Itajaí frente à implantação do projeto.
O deputado Uczai, coordenador da Frente Parlamentar das Ferrovias, falou dos benefícios que a ligação ferroviária poderá trazer para a cidade de Itajaí e todo o litoral catarinense. O projeto incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a ligação entre Chapecó e Itajaí, atendendo a uma antiga reivindicação da produção agroindustrial, já que vai viabilizar o percurso para o escoamento dessa produção até os portos catarinenses.
Segundo ele, estão sendo feitos estudos de viabilidade econômica, ambiental e estratégia geográfica para definir qual o melhor traçado. Durante a reunião, autoridades e público manifestaram diversos argumentos para que a ferrovia proporcione o escoamento dos produtos catarinenses por Santa Catarina e não pelo Paraná, o que poderia acontecer se a obra tivesse outro traçado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Entre os motivos defendidos para que o trajeto da ferrovia pare ou comece em Itajaí, ficou evidente a forte movimentação de carga frigorificada pelo Porto de Itajaí e a posição geográfica privilegiada da cidade. Além disso, o presidente da ACII e o prefeito destacaram que a vinda da Brasil Foods fortalecerá a economia da região, considerando que se trata da maior empresa produtora de carne do mundo e terceira maior empresa do Brasil.
Ficou acordado entre o deputado, ACII, Poder Executivo e Legislativo, que será agendada uma reunião com o superintende do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para apresentação de argumentos em prol da escolha do trajeto que contemple Itajaí e região.
Seja o primeiro a comentar