A partir da próxima segunda-feira (28), o Metrô-DF retoma as negociações com a Cooperação Andina de Fomento (CAF) para financiamento do projeto Corredor Eixo Sul (Veículo Leve Sobre Pneus). Seis representantes da instituição participam de uma rodada de reuniões técnicas na sede da Companhia para análise do empreendimento, que está licitado e contratado.
Durante três dias, o grupo conhecerá detalhes do projeto. Em pauta, estarão principalmente a concepção do novo corredor de transportes do DF, implicações ambientais, informações sobre a capacidade de endividamento do Metrô-DF e do GDF. Da parte do governo, participam representantes do Tesouro, Secretarias de Transportes, Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma).
O projeto Eixo Sul prevê a ligação do Gama, de Santa Maria e Entorno ao Plano Piloto, por meio de um sistema com faixa exclusiva, tráfego monitorado por centro de controle, linhas expressas, estações seguras, tarifas integradas, viagens regulares e via monitorada por câmeras. Os veículos ainda terão capacidade para até 160 passageiros, piso baixo e sistema GPS, entre outros itens de conforto.
A linha, com 42 km no total, deve custar R$ 587 milhões, incluindo os veículos. Apesar de se tratar de um sistema operado por ônibus, a concepção do projeto ficou sob coordenação da Companhia, buscando padrão de operação do metrô. O VLP terá tecnologia de monitoramento do tráfego similar ao transporte sobre trilhos, o que garante regularidade e segurança ao serviço.
O novo sistema terá ramais no Gama (8,7 km de extensão) e em Santa Maria (5,3 km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8 km de dois pontos finais de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto). O projeto VLP ainda depende de Licença de Instalação.
Desenvolvimento regional
A CAF é uma instituição financeira multilateral que tem os países andinos como acionistas, além de bancos privados, e concentra seus investimentos em projetos que promovam desenvolvimento sustentável e regional na América Latina. Por isso, a instituição estuda financiar mais da metade do projeto VLP (U$ 243 milhões).
A avaliação é que um corredor de transportes de alto padrão ligando as cidades da região sul do DF, além dos municípios do Entorno, pode mudar o perfil de uma região que hoje concentra cerca de 600 mil habitantes. O GDF ainda negocia linha de crédito junto ao BNDES para a obra.
VLP – Resumo
Percurso: Gama – Santa Maria – BR 040 – Park Way – Plano Piloto
Capacidade (por veículo): 160 passageiros
Demanda estimada: 20 mil passageiros/hora no pico
Trechos: Gama – BR-040: 8,7 km
Santa Maria – BR-040: 5,3km
BR 040 – Terminal Asa Sul – Rodoviária do Plano Piloto (trecho com duas linhas de trajetos diferentes): 27,8 km
Seja o primeiro a comentar