Sai a modelagem financeira do TAV

O Ministério dos Transportes e a ANTT publicaram hoje no site www.tavbrasil.gov.br a modelagem financeira do projeto do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo-Campinas, peça fundamental para edital de licitação da concessão. A modelagem reconhece que no mundo inteiro o custo dos empreendimentos foi sempre custeado por recursos públicos, com exceção de um pequeno trecho entre a França e a Espanha, construído em PPP. Mas que no Brasil o grosso dos investimentos (RS$ 20,9 bilhões dos 34,6 previstos) será financiamento da União com prazo de 30 anos, juros de TJLP mais 1% e carência de cinco anos e meio. O restante será coberto por financiamento à exportação do país fornecedor da tecnologia (R$ 3,4 bilhões), mais  capital público (R$ 3,4 bilhões) e capital privado (R$ 6,9 bilhões). Veja a íntegra da modelagem em http://www.tavbrasil.gov.br/ModelagemFinanceira.asp

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