A tese de Doutorado em Engenharia de Transportes defendida em setembro de 2008 por José Eduardo Saboia Castello Branco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, busca desenvolver um novo modelo de exploração ferroviária para o transporte de carga no Brasil.
Sob o título “A segregação da infraestrutura como elemento reestruturador do sistema ferroviário de carga no Brasil”, a tese propõe uma situação em que a ferrovia, de maneira semelhante a uma rodovia, é franqueada, sob certas condições, a novos operadores, estimulando a competição intra-trilhos e conferindo maior eficácia a ativos ferroviários subutilizados. O novo modelo de exploração proposto se baseia na segregação da infraestrutura, considerada no texto como caso especial de desagregação de estrutura verticalizada (unbundling).
Para fundamentar sua proposta, o autor expõe um detalhado estudo de caso, sugerindo ainda um novo conjunto de diretrizes institucionais e operacionais, uma vez que, segundo Castello Branco, o sistema ferroviário nacional possui peculiaridades que não permitem a simples transposição de práticas similares adotadas em outros países do mundo, em especial as da Comunidade Européia.
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