Uma parceria entre Vale e Bunge vai inaugurar uma nova rota para exportação de etanol, pelo Porto de Itaqui, em São Luís, no Maranhão. A informação é do gerente de combustíveis da Vale, Ney Fontes Filho. Segundo ele, através da ferrovia Norte-Sul, a Vale irá exportar etanol produzido no Tocantins a partir do segundo semestre de 2010. “Serão 100 milhões de litros no primeiro ano devendo se expandir para 300 milhões de litros até 2012”, disse.
Este etanol será produzido por usinas da Bunge que no momento estão sendo construídas em Tocantins. A Bunge tem projeto de construir três usinas na cidade de Pedro Afonso. A primeira deve entrar em operação em 2010 e moer 1,4 milhão de toneladas de cana, com investimentos estimados em US$ 350 milhões.
Fontes, da Vale, diz também que o embarque será feito no pátio da empresa em Guaraí, no Estado de Tocantins, onde os clientes da Vale terão tanques. “De Guaraí, o etanol será escoado através de 25 vagões de 100 mil litros cada até o porto de Itaqui pela ferrovia Norte-Sul”, disse. A Vale não será responsável pelo armazenamento nem embarque do produto em Itaqui. Segundo ele, a armazenagem ficará a cargo da Granel Química.
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O trecho da Norte-Sul entre São Luis, no Maranhão, e Guaraí, no Tocantins, já está pronto. Um outro trecho, entre Guaraí e Palmas, deve ser entregue até março de 2010 pela empresa responsável pela construção da ferrovia. A Vale tem a concessão da via. Segundo Fontes, quando o novo trecho ficar pronto, a produção de outras usinas poderá ser exportada por esta rota. “Estimamos que por volta de 2014 estaremos exportando perto de 800 milhões a 1 bilhão de litros por Itaqui”, disse.
Fontes afirma que a rota se torna competitiva à medida que os custos de frete caíram de forma expressiva, principalmente os marítimos. “Itaqui é muito mais próximo da Europa do que os portos de Santos e Paranaguá e também tem acesso aos mercados do Caribe e mesmo do Pacífico mais facilmente via Canal do Panamá”, disse.
Além disso, o executivo explica que a Vale também poderá levar o etanol do Tocantins até São Luis e de lá, por uma conexão com a ferrovia Transnordestina, levar este etanol para abastecer o Nordeste. Atualmente, a Vale não tem nenhuma operação de logística para exportar etanol. “Embora estejamos aparelhados para exportar via porto de Santos e de Vitória temos nos concentrado no mercado interno”, disse. A Vale deve transportar 350 milhões de litros de etanol em 2009, um volume 118% superior ao registrado em igual período do ano anterior.
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