Sobre a denúncia do SPTV transmitida ontem (terça-feira, dia 6), referente às carcaças de vagões encontradas no rio Córrego das Dúvidas, que fica dentro de uma área de preservação ambiental no extremo Sul da capital paulista, a ALL esclarece que iniciou o trabalho de retirada do maquinário do rio. A empresa afirmou que o problema ocorreu por falha na operação. Responsáveis pela área de Meio Ambiente da Companhia estiveram no local para avaliar o impacto.
Segue abaixo a nota oficial da ALL:
Os vagões localizados próximo à estação Marsilac, no extremo sul da capital paulistana, já foram retirados do rio e devem ser removidos da margem da ferrovia ainda hoje. O maquinário caiu no local após um descarrilamento de uma composição e, por uma falha na operação, não foram retirados dentro do prazo máximo estipulado pela ALL, que é de uma semana.
Responsáveis pela área de Meio Ambiente da Companhia estiveram no local hoje pela manhã para avaliar o impacto, que deve ser mínimo, uma vez que os vagões estavam vazios e não houve derramamento de carga. A empresa esclarece ainda que a preservação do meio ambiente está entre as suas principais preocupações e que vai instaurar sindicância interna para averiguar a falha nesse procedimento. Para o trecho específico entre Campinas e Santos, a ALL possui um Plano de Atendimento a Emergências (PAE) e um Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).
Investimentos – Em 2009, a empresa está investindo R$ 600 milhões em toda a sua malha. Somente na Unidade de Produção Sorocaba, que compreende o trecho da estação Marsilac, serão aplicados R$ 30 milhões na substituição de 72 mil dormentes, 58 mil metros de trilho do perfil 45 para 60 (mais robusto e resistente), 255 km de nivelamento com a utilização de máquinas e de 144 mil m³ de lastro (pedra para sustentação dos dormentes).
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