O ramal ferroviário desativado de Águas Claras, em São Sebastião das Águas Claras, no distrito de Nova Lima, poderá agora ter outra destinação. A Prefeitura de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, pleiteia a retirada dos trilhos ao longo da extensão do ramal ferroviário para dar lugar à construção da Via Estrutural Norte, uma avenida que ligará o norte do município ao centro da cidade e irá até a BR-040, na altura dos motéis.
O terminal acaba em São Sebastião das Águas Claras. De lá até a sede é outra via. Para criar o acesso vamos utilizar leitos já existentes, estradas vicinais e de manutenção de equipamento público. Alguns ajustes serão feitos, mas não haverá cortes ou intervenções substanciais, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento, Vítor de Campos Silveira.
O secretário disse que a via passará pelo centro urbano-comercial que a Vale pretende construir na área da antiga mina e, caso seja concretizada, proporcionará, além de uma integração maior entre o norte e o centro da cidade, uma via alternativa de ligação entre Nova Lima e Belo Horizonte.
Para tirar a intervenção do papel, as prefeituras já assinaram um protocolo de intenções e pediram ao governo federal, por meio de um ofício enviado recentemente, que doe o terreno do ramal desativado – construído na década de 70 para escoamento do minério de ferro explorado pela Minerações Brasileiras Reunidas S/A (MBR).
Uma vez que isso nos for concedido, vamos sentar com os governos estadual e federal e a iniciativa privada para ver em que formato podemos fazer isso. A prefeitura está disposta a investir o que puder nessa obra, afirmou o secretário de Desenvolvimento.
Para melhorar a integração da região sul, Nova Lima estuda a Via de Integração de Rio de Peixe, que ligará o distrito de Honório Bicalho a Macacos, Alphaville e à BR-040, na altura do Jardim Canadá.
Especialista. O doutor em planejamento de transporte e trânsito Paulo Tarso Resende disse que a ideia é bem-vinda. De acordo com ele, além dos benefícios para o trânsito, a economia feita com a utilização do traçado já existente é grande, inclusive porque não serão necessárias desapropriações.
O especialista aponta ainda que a única preocupação é com o meio ambiente, já que a área é de preservação. Não há dúvida que a ideia é boa. A região precisa de uma solução urgente para desafogar o trânsito.
Sobre trilhos
VLT. Contagem e Betim também querem usar uma linha férrea para transporte. A ideia é usar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como alternativa ao metrô. O processo está em fase de negociações.
Belo Horizonte
AGU autoriza obras em linha férrea
A Advocacia Geral da União (AGU) autorizou ontem o início das obras de modernização da linha férrea no trecho entre os bairros Horto e General Carneiro, na região Leste da capital. As intervenções estavam pendentes por conta de um imbróglio envolvendo uma dívida da Ferrovia Centro Atlântica, da Vale, que vai realizar a obra, junto com o governo federal.
Além da duplicação da linha férrea, o investimento prevê a abertura da avenida Souza Aguiar e as construções de um viaduto ferroviário sobre a avenida Itaituba, no bairro São Geraldo, e de um viaduto rodoviário ligando a avenida dos Andradas ao bairro Caetano Furquim, além de três passarelas de pedestres na região.
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