A licença ambiental de instalação do metrô Barra-Gávea, que permitirá o início das obras, deve sair em 30 dias. A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, explicou ontem que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) aproveitou a licença prévia do projeto, existente desde 2006, para acelerar o processo. No entanto, a licença para o trecho Gávea-Ipanema, que efetivamente ligará a Barra à malha restante do metrô, deve demorar de quatro a seis meses. Marilene diz que, neste caso, o processo já existente não pôde ser aproveitado porque previa a ligação da Gávea com Botafogo, e não com Ipanema.
– Quando o consórcio e a Secretaria de Transportes nos entregarem os documentos de novo projeto, daremos prioridade – diz a secretária.
A implantação do metrô nesses bairros, segundo Marilene, provocará impactos de tráfego e de vizinhança. O Inea se preocupa ainda com a disposição do material da escavação, já que os trechos serão inteiramente subterrâneos. A Linha 1 do metrô, que começa na Praça Saen Peña, chegará em dezembro à Praça General Osório, em Ipanema. O projeto prevê a ligação deste ponto até a Gávea, com estações da Praça Nossa Senhora da Paz, nos Jardim de Alah, na Avenida Bartolomeu Mitre e, por fim, na Praça Santos Dumont. No trecho da Linha 4, que começa na Gávea, serão construídas as estações de São Conrado e Jardim Oceânico.
O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, quer iniciar as obras até dezembro.
– Pretendemos começar a obra pelo trecho Barra-Gávea. A ideia é que a gente possa organizar a instalação dos canteiros na Barra e em São Conrado ainda este ano.
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