A Valec fixou o dia 29 de janeiro de 2010 como a data em que vai licitar as obras de dois novos trechos de ferrovia: o Ramal Sudoeste da Ferrovia Norte-Sul, entre Ouro Verde, passando pelo Sudoeste Goiano, até Estrela D’Oeste (SP); e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que ligará Ilhéus até a região de Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Barreiras, na Bahia, e futuramente se interligará à Norte-Sul em Figueirópolis (TO).
Segundo o presidente da Valec, responsável pelas obras, José Francisco das Neves (Juquinha), a empresa está aguardando apenas a licença ambiental prévia desses trechos para realizar a licitação. Recursos financeiros não são problema, garantiu Juquinha, durante reunião com lideranças empresariais ontem, no início da noite, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).
O evento foi promovido pelos Conselhos Temáticos de Infraestrutura e Agronegócio da entidade, e contou com a presença do presidente da Fieg, Paulo Afonso Ferreira, além de presidentes de sindicatos e empresários.
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Juquinha das Neves garantiu aos empresários que não haverá mais atrasos no cronograma de construção da Ferrovia Norte-Sul em territórios goiano e tocantinense. “Em dezembro do ano que vem vamos entregar os 1.359 quilômetros da obra da ferrovia construída no governo Lula.”
Segundo o presidente da Valec, os problemas ocorridos em alguns trechos da obra se deveram mais à questão do Tribunal de Contas da União (TCU), que, por meio de medida cautelar, determinou às empreiteiras a retenção de 10% dos valores dos contratos cobrados. Algumas empresas não aceitaram a medida.
Mas a Valec defende a continuidade das obras e vai convocar as empresas que ficaram em segundo lugar nas licitações para assumir os trechos daquelas que suspenderam o trabalho. Nesse intervalo, a Justiça define se o TCU entra na questão do preço.
Conforme Juquinha das Neves, 80% das obras da Norte-Sul de Anápolis, no trecho do Porto Seco até o quilômetro zero, estão prontas. O trecho seguinte, até Ouro Verde, está com a parte de infraestrutura também pronta. Já no trecho de Ouro Verde a Jaraguá, de responsabilidade da Camargo Corrêa, está totalmente parada. Na próxima semana, o presidente da Valec vai decidir sobre a questão e uma nova empresa deverá entrar no trecho.
Já a questão do trecho de Estrela do Norte foi discutida com a Oderbrecht e na quarta-feira deverá ser providenciado o contrato com a outra empresa que ficou em segundo lugar na licitação. O presidente da Valec garantiu que não têm faltado recursos para a Ferrovia Norte-Sul.
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