A expectativa de público para o 38º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que será realizado no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, neste fim de semana, é de 150 mil pessoas, de acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT). Somente para o dia da prova, no domingo (18), são esperadas 80 mil pessoas no autódromo, das quais 40 mil deverão ir para o local em veículo próprio.
Para melhorar as condições de tráfego no local, haverá uma operação especial de trânsito na região do Autódromo de Interlagos. Quem pretende utilizar transporte público poderá contar com cinco novas linhas de ônibus, reforço na operação de trens da linha que atende a região e 3.500 táxis que foram disponibilizados para o evento. Haverá ainda áreas especiais para estacionamento de ônibus fretados. A recomendação da Companhia de Engenharia Tráfego (CET) é que o público dê preferência ao transporte público.
Ônibus
A São Paulo Transporte (SPtrans) calcula que cerca de 18 mil pessoas usarão o transporte público para chegar ao autódromo. Serão oferecidas cinco novas linhas expressas de ônibus que partirão de cinco terminais temporários instalados nos Shoppings SP Market e Interlagos, nas Estações do Metrô Jabaquara e República e no Aeroporto de Congonhas. As linhas irão para o Autódromo de Interlagos sem paradas no percurso.
A tarifa, porém, será diferenciada. O trajeto de ida e volta para o autódromo custará R$ 15. O trajeto único sairá por R$ 10. O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque. Ao todo, 317 ônibus operarão nas cinco linhas. Deficientes físicos poderão estacionar seus veículos nos cinco terminais temporários para pegar ônibus adaptados e vans do Programa Atende.
Trem
O trem é uma boa opção para quem depende de transporte público para chegar a Interlagos, já que a Estação Autódromo, na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), fica a cerca de 600 metros do setor G do autódromo. Para auxiliar no fluxo de pessoas para o local, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fará uma operação especial na Linha 9, diminuindo os intervalos entre os trens.
Para facilitar o acesso à Linha 9, a Ponte Orca, que liga a estação Vila Madalena do Metrô e a Estação Cidade Universitária, funcionará no sábado, das 6h às 18h, e no domingo, das 6h às 20h. Um serviço semelhante fará a ligação entre a Estação Vila Olímpia da CPTM e a Estação Ana Rosa na Linha 1 (Azul) do Metrô.
Táxi
Cerca de 3.500 táxis foram credenciados para prestar atendimento em nove pontos nas proximidades do autódromo. Os passageiros poderão identificar táxis credenciados pelo número do protocolo de cadastramento afixado no pára-brisa dos veículos.
Fretados
A Secretaria Municipal de Trânsito prevê que cerca de 3 mil ônibus fretados devam chegar à região durante o fim de semana. Os veículos contarão com dois locais para estacionamento. Para parar nos locais, porém, os veículos deverão se cadastrar anteriormente no site da CET.
Mudanças no trânsito no sábado
Para garantir o bom andamento do trânsito nas proximidades do Autódromo de Interlagos, a CET vai fazer algumas alterações nas vias da região. A partir das 5h de sábado, a Avenida Interlagos será bloqueada, no trecho entre a Avenida das Nações Unidas e a Praça Moscou. A Avenida Senador Teotônio Vilela será fechada entre a Rua Padre José Garzotti e a Avenida Interlagos para facilitar a circulação de pedestres pelo local.
Ainda no sábado, a Avenida Interlagos, no trecho entre a Avenida João Paulo da Silva e Praça Moscou, terá sentido único de circulação em direção ao Bairro. Já as avenidas do Jangadeiro, Jacinto Júlio e João Paulo da Silva e a Rua Manoel de Teffé terão mão única no sentido Centro.
Para chegar aos portões Z, G, S, V, K, F, R, E, H e N do Autódromo, os motoristas devem utilizar a Ponte Vitorino Goulart da Silva, que terá sentido duplo de circulação. Já o acesso de veículos ao Portão 7 do Autódromo será feito por uma faixa com mão invertida da Avenida Interlagos. Para chegar a este trecho, os motoristas devem seguir pelas avenidas João Paulo da Silva e Rio Bonito.
Para deixar o autódromo, os motoristas deverão utilizar as Pontes Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva e a Rua Miguel Yunes, que voltarão a ter mão dupla. Para ir em direção ao Centro, os motoristas deverão utilizar as avenidas Jacinto Júlio e João Paulo da Silva e a Rua Manoel de Teffé, que terão mão única nesta direção.
Mudanças no trânsito no domingo
No domingo, dia da prova, as interdições de sábado serão mantidas. A partir da 0h, também, a Avenida Interlagos terá sentido único de circulação em direção ao bairro no trecho entre a Rua João Paulo da Silva e a Praça Batista Botelho. Já no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e a Avenida João Paulo da Silva, a avenida ficará fechada para a circulação.
Pedestres poderão utilizar a Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Rua Padre José Garzotti e Avenida Interlagos, para chegar ao autódromo, pois o trecho será bloqueado para a passagem de veículos.
Após o fim da corrida, a CET vai reter os veículos no local por cerca de 40 minutos, para facilitar a saída dos pedestres do autódromo. Após este intervalo, os motoristas deverão utilizar as avenidas Interlagos e Nações Unidas, que terão sentido único em direção ao Centro, respectivamente nos trechos entre as avenidas do Jangadeiro e das Nações Unidas e entre a Avenida Interlagos e a Ponte Transamérica.
Para estacionar
Quem pretende chegar a Interlagos de carro, poderá contar com duas áreas de estacionamento de veículos próximas ao autódromo (veja localização no mapa), tanto no sábado quando no domingo. Ao todo, as duas áreas têm capacidade para abrigar 25 mil veículos. A CET lembra, porém, que regras de trânsito, como não estacionar próximo às esquinas, em frente a guias rebaixadas ou em locais proibidos, continuam valendo e que haverá fiscalização na região.
Seja o primeiro a comentar