O estande VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) montado pela Alstom Brasil foi o grande vencedor da 12ª edição da Feira Negócios nos Trilhos, que terminou nesta quinta-feira (12/11), no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). O veículo, modelo Citadis foi a grande atração da Feira, recebendo a visita de milhares de pessoas durante os três dias de exposição.
A inauguração do estande foi realizada pelos executivos da empresa, Philippe Delleur e Ramon Fondevila, presidente e diretor geral do Setor Transporte da Alstom Brasil, respectivamente na presença de autoridades do governo, representantes do setor ferroviário de cargas e passageiros, fornecedores e pelo diretor da Feira Negócios nos Trilhos, Gerson Toller.
A capacidade de transporte do VLT Citadis é de mais de 400 passageiros por veículo, representando um potencial de transportar cerca de 18.000 passageiros por hora, o equivalente a mais de 100 carros ou 6 ônibus (considerando-se 4 pessoas por carro ou 66 por ônibus).
Esta foi a primeira vez que a cidade de São Paulo recebeu um VLT e as pessoas puderam conhecer de perto como funciona este meio de transporte tão utilizado em outros países e que tem grande potencial para as cidades em plena expansão, como as que vão sediar a Copa de 2014. “Este trem que mostramos aqui veio de Brasília, onde estava em exposição para que a população pudesse conhecer a nova solução que a cidade adquiriu”, ressaltou Fondevila. Brasília é a primeira cidade da América Latina a encomendar um VLT moderno. O VLT brasiliense terá 8 km de extensão na primeira fase, prevista para 2010, com 16 VLTs em funcionamento.
Seja o primeiro a comentar