Neste sábado, o Consórcio Brastram, contratado pela Companhia do Metropolitano do Distrito Federal para realizar as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília, iniciou a construção do novo complexo Rodo-Metroviário no final da W3, Setor Policial Sul.
Segundo o consórcio, nesta primeira etapa da obra, foi necessária a remoção de 20 árvores do local. Já a partir do dia 7 de dezembro, o trânsito será desviado para um novo traçado, onde serão instalados dois conjuntos de semáforos, além dos já inexistentes. A medida permitirá a fluidez normal do tráfego nos dois sentidos.
Conforme informou a Brastram, o motorista que seguir no sentido oeste, rumo à Octogonal, não mais passará sobre o viaduto, mas deverá virar à direita e após o novo semáforo (no cruzamento entre a W3, em frente ao Hospital Santa Lúcia) deverá dar continuidade ao trajeto. No sentido leste, indo para o aeroporto, o tráfego permanecerá inalterado.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Essa etapa integra as obras do trecho dois do projeto do VLT, que liga o Terminal da Asa Sul até ao Brasília Shopping. De acordo com o Governo, o complexo metroviário deverá ser entregue para a população em maio de 2010.
Compensação ambiental
Para compensar o impacto ambiental ocasionado pela remoção das 20 árvores da W3, a Brastram plantará 330 mudas em um parque, conforme a autorização de supressão vegetal N.º 127/2009 dada pelo IBRAM, além da supervisão pelo Departamento de Parques e Jardins da Novacap.
Seja o primeiro a comentar