CPTM inicia nova operação em Guaianazes

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) deu início hoje à operação Embarque Melhor na estação Guaianazes da CPTM. A medida facilita e organiza o fluxo dos usuários que desejam embarcar nos trens sentido Luz (Linha 11-Coral e Expresso Leste). Mais de 150 empregados da operação orientam os passageiros na plataforma no horário de pico da manhã. Após avaliação de técnicos e da direção da CPTM e da STM durante o primeiro dia da atividade, a operação teve seu horário estendido em uma hora, sendo realizada entre 6h e 8h30. A operação ainda prevê uma série de iniciativas para melhorar o embarque dos usuários e já foi adotada em algumas estações do Metrô e da CPTM.


Na estação Guaianazes outras duas operações foram implantadas simultaneamente nas plataformas de embarque sentido Luz. O Desembarque com Mais Segurança permite que os usuários saiam dos trens (ação semelhante a que já acontece na estação Brás da CPTM, Linha 12-Safira) com mais segurança, evitando o empurra-empurra que ocorre quando os passageiros tentam embarcar e desembarcar ao mesmo tempo. O Embarque Sentado permite que as primeiras 40 pessoas que embarcam nos três primeiros carros de cada trem façam sua viagem sentadas. Além disso, a CPTM já realiza na estação o Embarque Preferencial, que acontece nas primeiras duas portas dos trens e prioriza o embarque aos deficientes, idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo. Todas essas ações acontecem paralelamente ao Embarque Melhor.


A nova operação permite a entrada de aproximadamente 480 pessoas em cada trem de maneira gradual. Embarcam por vez de 13 a 15 pessoas, de acordo com a posição, em cada porta. Os demais usuários embarcam em seguida. Cada direcionador de fluxo dos oito vagões tem posicionadores no chão que demarcam o número de pessoas que deverão entrar. A estratégia é semelhante à já adotada nas estações Tatuapé da CPTM e Sé do Metrô. As ações para melhorar o embarque na estação Guaianazes continuarão nas próximas semanas. As medidas também serão avaliadas pelos técnicos da CPTM.


Avaliação


Em outubro, após as primeiras semanas de implantação da operação Embarque Melhor, a STM realizou pesquisas com usuários, para avaliar a percepção de quem usa o sistema em relação às novas medidas adotadas para reduzir o empurra-empurra no momento do embarque nos trens. No Metrô, a estratégia foi aprovada por 82% dos passageiros e na CPTM as medidas tiveram aprovação de 81% dos usuários.


Pesquisa com usuários


As ações detalhadas acima estão sendo adotadas para suprir uma reivindicação dos usuários: facilitar o momento do embarque. Pesquisas realizadas nos últimos meses no Metrô e na CPTM apontaram que o empurra-empurra no embarque é o comportamento que mais incomoda os passageiros. Além da pesquisa quantitativa foram feitas pesquisas qualitativas com 16 grupos que representam o universo dos usuários do sistema.


Um estudo feito em abril no Metrô revela que 74% dos usuários consideram que o principal problema é “empurrar os outros” no embarque/desembarque; 72% acham que o problema é “passar na frente dos outros no embarque”; 59% consideram que “ultrapassar a faixa amarela” é perigoso; e 56% acreditam que “correr na plataforma para pegar o trem” é uma atitude insegura. Já na CPTM o relatório anual de atendimento ao usuário indica que 24% de todas as reclamações são referentes ao item “conforto”.


Embarque e Desembarque


A STM já implantou algumas ações no decorrer dos últimos anos para melhorar as condições de embarque e desembarque. Pesquisas com usuários mostram que essas medidas funcionam e já foram aprovadas por quem usa o sistema. São elas:


•         Operação Plataforma: auxilia o embarque e diminui as interferências que causam atraso durante a partida do trem;
•         Operação Embarque Preferencial: prioriza portas do primeiro carro de todos os trens para o embarque preferencial de idosos, gestantes e pessoas com deficiência;
•         Avisos sonoros sobre a operação nas estações;
•         Campanhas de cidadania orientando os usuários quanto à correta utilização do sistema;
•         Diminuição do intervalo entre trens;
•         Implantação de orientadores de fluxo em algumas estações.

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