O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela, anunciou ontem que até o dia 20 de dezembro estarão concluídos os estudos definitivos para a implantação da primeira etapa do projeto de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista. A previsão é que o edital de licitação para as obras do trecho entre Santos e São Vicente seja aberto já no início de 2010.
Portela confirmou a inclusão de Guarujá ao projeto já nesta primeira fase. Isso se dará, segundo ele, a partir da integração tarifária do sistema de travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho ao futuro VLT. O plano também inclui a possível conexão do sistema às linhas de ônibus existentes na cidade e o compartilhamento dos ramais ferroviários administrados pela a ALL (América Latina Logística).
Portela disse ainda que o Governo do Estado também deve apostar na criação de linhas aquaviárias interligando os municípios da região. A ideia, de acordo com ele, é estender ainda mais o raio de abrangência do sistema integrado, incluindo Bertioga e o Monte Cabrão, (na Aérea Continental de Santos), ao projeto.
Seja o primeiro a comentar