O projeto do monotrilho a ser construído entre a Vila Prudente e a Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital de São Paulo, prevê desapropriar 12 imóveis, sendo nove deles comerciais e três residenciais, no trecho entre a Vila Prudente e o Parque São Lucas. A via elevada passará sobre a Avenida Professor Luís Ignácio Anhaia Mello, a Avenida Ragueb Chohfi e a Estrada do Iguatemi.
O sistema de monotrilho é uma espécie de trem com pneus. O projeto, que deverá se tornar um prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô (Vila Madalena-Alto do Ipiranga), prevê 23,8 quilômetros de via elevada com 17 estações. Na segunda-feira, foi assinada a ordem de serviço do início das obras no Parque São Lucas. De acordo com o governador de São Paulo, José Serra, quando estiver completamente pronto (até Cidade Tiradentes), o monotrilho vai transportar 510 mil pessoas por dia.
O primeiro trecho, entre Vila Prudente e Oratório, está previsto para 2010. O segundo, entre Oratório e São Mateus, deve ser entregue até o final de 2011. E a terceira fase, de São Mateus a Cidade Tirantes, está prometida para 2012. De início, a ligação Vila Prudente-Cidade Tiradentes seria o complemento do Fura Fila (Expresso Tiradentes).
Seja o primeiro a comentar