Um contrato de US$ 583 milhões referente ao trecho de 1.6 km para o túnel de Manhattan, pertencente à conexão ferroviária do projeto Trans-Hudson, que ligará o norte de Nova Jersey a Nova York, foi assinado e atribuído a uma joint venture liderada pelas empreiteiras Barnard e Judlau.
Esta é uma das três seções para a construção do grande túnel, avaliado em US$ 8,7 bilhões – a mais cara obra de arte ferroviária já construída nos EUA — que também inclui a expansão da capacidade das linhas ferroviárias existentes em Nova Jersey, uma oficina e um terminal de nível profundo abaixo da 34th Street, adjacente à estação Penn.
“Este é um grande projeto que garante a nossa capacidade para atender a crescente demanda exigida pelo transporte público”, disse Richard Sarles, diretor executivo da New Jersey Transit, que comanda o projeto Mass Transit Tunnel em conjunto com a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.
A construção será iniciada no próximo ano, utilizando dois tatuzões, que escavarão 5.000 metros de túnel, com um diâmetro de 8,2 m, em uma profundidade média de 36 m. A conclusão está prevista para final de 2013. O New Jersey Transit (NJT) está programado para receber dentro de algumas semanas propostas para a construção do trecho Palisades, em Nova Jersey, que vem depois do trecho do rio Hudson.
Seja o primeiro a comentar