O governador Sérgio Cabral garantiu, em entrevista ao programa CBN Rio na manhã desta terça-feira, que até a Copa do Mundo todos os trens do Rio estarão equipados com ar condicionado. Segundo Cabral, o secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner, está concluindo uma negociação de prorrogação da concessão da SuperVia com direitos e deveres para ambos os lados:
– Isso vai significar que até a Copa do Mundo todos os trens do Rio de Janeiro terão ar-condicionado, todas as estações serão reformadas, todo o padrão de visualização de tecnologia da SuperVia será modernizado parte com recursos dela, parte com nossos recursos. No Metrô do Rio nós já fizemos isso e conseguimos que ele colocasse R$ 1,2 bilhões em investimentos.
O governador voltou a dizer que tem a meta de implantar o bilhete único até janeiro de 2010. Mas, ressaltou que ainda estão sendo feitos estudos para a viabilizar o projeto.
– Estamos estudando tempo de uso do bilhete único, o valor desse bilhete e o que seria necessário em termos de subsídio. Se há necessidade de subsídio, se não há. Onde as empresas de ônibus entram com esforço próprio, e o que o estado teria que complementar.
Cada um vai ter que ceder. Mas, eu posso garantir à população que nós vamos fazer. Se eu disser para vocês, começamos em janeiro, Oxalá, é a nossa meta. Mas, eu não posso garantir. Mas, a nossa meta é começar já no início de 2010.
Ele afirmou ainda que o Rio tem características diferentes de São Paulo, onde o bilhete único já é uma realidade para os usuários de transporte público.
– O bilhete único precisa muito da integração com a prefeitura, que aqui não havia. Em São Paulo, o bilhete único foi uma iniciativa da prefeitura, e que o governo do estado depois entrou como complemento. São Paulo tem uma característica diferente que a gente não admite aqui: o governo do estado subsidia o trem, o metrô, e a prefeitura subsidia pesadamente os ônibus. Aqui não se subsidia um tostão, porém nós estamos buscando uma solução – disse Cabral na entrevista.
Sobre o funcionalismo, o governador reassumiu o compromisso de reajustar anualmente os salários da polícia. Ele disse que precisa superar o desafio de aumentar o contingente e ainda assim continuar aumentando o salário.
Cabral afirmou ainda que o governo está climatizando as 19 mil salas de aula. Ele disse que espera com isso melhorar a educação e o desempenho de alunos e professores:
– Começa pela mudança na estrutura elétrica do prédio da escola, e estamos falando de 1.300 escolas. Então eu tenho que ir numa escala gigantesca. É ar-condicionado, laptop para cada professor… Acho que com isso nós vamos melhorando a qualidade do desempenho do professor e, em última análise, o que nós queremos, que é melhorar a educação.
Seja o primeiro a comentar