Três carros Metropolis chegaram à Santiago no dia 15 de dezembro, os primeiros dos 36 carros que estão sendo fornecidos pela Alstom Brasil para complementar a frota das Linhas 4 e 4A.
Os carros foram encomendados pelo Metrô de Santiago em junho de 2008 a um custo de US$ 48 milhões, como uma opção sobre os US$ 250 milhões do contrato original, feito em 2002, referente aos 60 trens de três carros.
Feitos em São Paulo, os carros de aço inoxidável possuem 22,7 m de comprimento e 2 900 mm de largura. Os motores de tração e equipamentos de controle foram fornecidos pela Alstom das plantas de Villeurbane, Tarbes e Ornans, enquanto o controle automático do trem Urbalis foi fabricado em Saint-Ouen.
As linhas 4 e 4A têm experimentado um crescimento significativo no número de passageiros, comr mais de 750.000 passageiros por dia. Após os testes que serão feitos na oficina, os trens entrarão em serviço em março de 2010, aumentando a capacidade em mais de 20%. Operada em uma formação de seis carros, um trem completo pode acomodar 1.560 passageiros, dos quais 276 viajam sentados.
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