Cidades vão brigar por TAV

O edital para a construção do Trem de Alta Velocidade (TAV) de Campinas ao Rio abriu uma grande disputa entre cidades vizinhas da região. O material, publicado na sexta-feira, deixou incerta a localização de duas estações, entre as nove obrigatórias. As sete definidas são: em Campinas, uma estação no centro e outra no aeroporto de Viracopos; em São Paulo, no Campo de Marte; Guarulhos; Aparecida; e no Rio, na rua Barão de Mauá e no aeroporto do Galeão. Permanece aberta a concorrência, portanto, em duas estações no Vale do Paraíba. Do lado paulista, concorrem São José dos Campos e Taubaté, principalmente. E, no lado fluminense, disputam Barra Mansa, Resende e Volta Redonda.


A expectativa das cidades gira em torno do desenvolvimento econômico trazido pela estação. Em cidades dos diversos países onde existe o trem-bala, as estações são acompanhadas, em geral, de shopping centers e demais serviços. Ficará a cargo dos empreendedores que concorrerão à licitação a escolha da localização das estações – eles também podem criar novas, além das nove exigidas.


Ciente dessa concorrência entre as cidades vizinhas, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) colocou em seu site específico para o projeto um canal para manifestação dos municípios, explica Bernardo Figueiredo, diretor-geral da agência. Já constam no site pareceres dos municípios de Campinas e Guarulhos, que têm o direito à estação, Resende e Volta Redonda. Além desses, Pindamonhangaba pede que, se não conseguir uma estação, ao menos receba uma base operacional e de manutenção, que possa gerar empregos e receita. Itupeva chegou a sugerir alteração do traçado, para o TAV passar pela cidade.


Conforme a norma, o trem que partir de uma capital para outra deverá fazer a viagem, quando sem parada, em 1 hora e 33 minutos. Pelo edital, a ANTT reduziu o preço máximo da passagem, de R$ 0,60 por quilômetro para R$ 0,50. Com isso, a tarifa de uma viagem de Rio a São Paulo caiu de R$ 246 a R$ 205. Há um risco de o TAV tirar o espaço de outros meios (de transporte), por isso baixamos a tarifa máxima, que será a aplicada nos horários de pico. Esse preço pode cair mais, conforme a concorrência do leilão, mas Figueiredo não acredita em queda drástica. A tarifa-teto já está apertada.


O governo federal terá uma empresa que receberá a tecnologia transferida pelo consórcio vencedor. Mostraram interesse na concorrência, segundo a ANTT, empresas da Alemanha, França, Espanha, Coreia do Sul, Japão e China. Pelo edital, as estrangeiras terão de transferir praticamente toda tecnologia do trem-bala para essa empresa nacional a ser criada.


A inesperada inclusão de Aparecida, onde se encontra a Basílica de Aparecida do Norte, entre as escalas exigidas no edital funciona para aliviar o tráfego até a cidade em dias festivos. Aquela estação tenderá a receber mais passageiros no fim de semana, quando deve ser menor o fluxo de pessoas no TAV.


Segundo Figueiredo, o edital ficará aberto em consulta pública por 30 dias. Em janeiro, ocorrerão audiências públicas em Campinas, São Paulo, Rio e Brasília, para comentários da população. O leilão deve ocorrer em maio, mas depende ainda de liberação por parte do Tribunal de Contas da União (TCU). A data máxima de conclusão da obra pelo edital é de cinco anos após se obter a licença de instalação.

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Fonte: Valor Econômico

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