A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) iniciou no dia 7 de dezembro, na estação Brás, uma campanha educativa dirigida a seus usuários com o tema A Respeito do Respeito. A iniciativa tem por objetivo informar, educar e mudar hábitos inadequados em relação à segurança, cidadania e saúde nas estações. A ação será realizada também nas estações Luz e Barra Funda, em períodos alternados. O projeto, experimental, pode se estender para outras estações em 2010.
A campanha conta com 12 atores contratados pela CPTM, que farão esquetes bem-humorados para chamar a atenção dos usuários e evidenciar a má conduta nas dependências do sistema. Cada encenação terá cerca de três minutos e contará com todos os atores em cena, de uma única vez. O grupo vai interagir com os passageiros de forma engraçada.
Durante a apresentação, atores e usuários serão abordados por uma equipe de TV também formada por atores. Os personagens vão ser entrevistados, em ação que irá reforçar conceitos e informações de interesse da campanha educativa, como facilitar o embarque e o desembarque e, na plataforma, respeitar a faixa amarela.
As ações ocorrem em locais variados, como plataformas, escadas, corredores e até mesmo dentro dos trens. Além dos esquetes, a campanha vai contar com uma revista ilustrada e de fácil assimilação, que traz dicas de boa convivência nos vagões e terminais da CPTM. O conteúdo reforça as mensagens da iniciativa em joguinhos bem-humorados, como palavras-cruzadas e caça-palavras. Ao todo, 100 mil exemplares da revista serão distribuídos durante toda a campanha.
PROGRAMAÇÃO
Local: Estação Brás
Período: de 7 a 11 de dezembro, das 9h às 11h, e de 18 a 22 de janeiro, das 16h às 18h
Local: Estação Luz
Período: de 14 a 18 de dezembro, das 9h às 11h, e de 1º a 5 de fevereiro, das 16h às 18h
Local: Estação Barra Funda
Período: de 11 a 15 de janeiro, das 9 às 11h, e de 8 a 12 de fevereiro, das 16h às 18h
Seja o primeiro a comentar