Um acordo de cooperação para a elaboração do Projeto do Metrô Leve interligando as cidades de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul foi assinado, na última semana, entre a STM (Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos) e as prefeituras dos respectivos municípios.
Segundo a Secretaria, a premissa é ligar as duas cidades à estação Tamanduateí, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM e passará a integrar a Linha 2-Verde do Metrô, a partir do próximo ano.
O acordo prevê a elaboração de estudos técnicos de viabilidade e o projeto funcional. O Ministério das Cidades investirá R$ 27,6 milhões no desenvolvimento do projeto básico do Metrô Leve.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Nesse caso, o Metrô de São Paulo ficará responsável pela contratação do projeto e receberá os recursos por meio da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Também o Metrô elaborará os estudos ambientais e os procedimentos de licenciamento na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
O Estado executará a obra a partir da definição da tecnologia mais adequada, que será definida por meio do projeto funcional.
Seja o primeiro a comentar