A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abre inscrições para o concurso público visando preencher 46 vagas para “aluno-aprendiz” nos cursos de formação técnica do Centro de Formação Profissional “Eng. James C. Stewart”. A escola é mantida pela Companhia, em convênio técnico com o SENAI, na Lapa-SP. Os interessados têm até às 24h do dia 9 de dezembro para se inscreverem, via internet, no site www.conesul.org, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 12,40. No mesmo endereço eletrônico é possível obter o edital do concurso, na íntegra.
Durante a fase escolar, os alunos-aprendizes deverão dispor de horário das 7h às 11h e das 12h às 16h e, durante o período de estágio, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira. Conforme o regime da CLT (Consolidação de Leis do Trabalho) e legislação pertinente, esses jovens receberão um salário-mínimo no primeiro ano e um salário-mínimo e meio no segundo ano.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 16 para Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos, 7 para Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, 16 para a formação de Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transportes sobre Trilhos e 7 para a formação de Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transportes sobre Trilhos.
Entre os pré-requisitos necessários para os cursos Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos e Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos estão: nascidos entre 01/03/1988 e 01/03/1993 e ensino médio concluído. Já para os cursos de aprendizagem industrial de Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transportes sobre Trilhos e de Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transportes sobre Trilhos é preciso ter nascido entre 01/07/1987 e 01/03/1993 e ensino fundamental concluído.
Referência no setor
O CFP Engº James C. Stewart-CPTM é mantido pela CPTM em convênio técnico com o SENAI/SP. Em ambiente pedagógico específico, a instituição forma, em média, cerca de 60 jovens por ano. Após a conclusão do curso e respectivo registro no CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), os técnicos são absorvidos pela CPTM ou por empresas do mesmo segmento.
A escola oferece cursos de aprendizagem industrial nas modalidades: Mecânico de Manutenção de Transporte sobre Trilhos, Eletricista de Manutenção de Transporte sobre Trilhos e Agente Operacional. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96, passaram a ser ofertados aos jovens aprendizes os cursos: Técnico em Sistemas Eletrônicos de Transporte sobre Trilhos, Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, Técnico em Transporte sobre Trilhos e Assistente Administrativo.
Além de ensino qualificado, os alunos têm à disposição laboratórios de informática, desenho técnico, metrologia, hidráulica, pneumática, motor de combustão interna, comando numérico computadorizado, operações de usinagem (torno, fresa e plainas), solda, serralheria, eletrônica (digital e analógica), comandos elétricos, eletricidades básica e geral e controlador lógico programável.
O local conta ainda com uma ferrovia didática formada pelos laboratórios de via permanente, rede aérea e sinalização. Os alunos também fazem visitas às oficinas da CPTM e a empresas do ramo ferroviário, para complementarem os estudos realizados nos laboratórios de simulação.
Outros equipamentos são a réplica de um trem pesando três toneladas, com 7,8 metros de comprimento, e um Simulador de Controle de Tráfego para reproduzir as atividades diárias do Centro de Controle Operacional – CCO.
Profissionalização
Utilizando a formação por competências, o CFP forma profissionais tecnicamente capacitados para exercerem suas funções em empresas operadoras de carga, transporte de passageiros e fornecedoras de componentes para o setor metro-ferroviário. Os cursos técnicos são legalmente autorizados pelo MEC e, ao seu término, o aluno pode requerer o registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Desde 2004, a CPTM efetivou 123 ex-alunos do Centro de Formação James C. Stewart. Desse total, 79 foram admitidos no cargo de Técnico de Manutenção e 44, Eletricista / Mecânico.
Seja o primeiro a comentar