O Metrô de São Paulo receberá na terça-feira, 22 de dezembro, em sessão pública, as propostas para o projeto, fabricação, fornecimento e implantação do monotrilho para o prolongamento da Linha 2 (Verde), entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes. A sessão será realizada na gerência de Contratações e Compras, às 9h, na Rua Boa Vista, 175. Mas o consórcio vencedor deve ser anunciado somente em janeiro de 2010, após a avaliação de toda a documentação apresentada.
Na semana passada, o Metrô divulgou os questionamentos das empresas sobre o edital. Foram 268 perguntas de diversas empresas do setor. Dúvidas sobre o tipo de tecnologia escolhida (monotrilho); participação financeira dos consórcios; participação estrangeira; fornecimento de material rodante e sinalização; e diversos outros questionamentos fazem parte do documento. (Clique aqui e aqui e confira na íntegra).
O monotrilho é um trem leve movimentado por um único trilho, sob pneus e em elevado. A linha terá 23,8 km de extensão, demanda de 510 mil usuários/dia e 17 estações. O sistema de monotrilho foi escolhido devido ao menor impacto na paisagem urbana (tabuleiro estreito), exigir poucas desapropriações (via em elevado) e baixo custo (em relação ao metrô enterrado).
Serão 54 trens com tração elétrica e sustentação por pneus, que se deslocarão sobre uma viga de 70 a 85 centímetros de largura, entre 12 e 15 metros de altura. Os veículos irão circular a 40 km/h em intervalos de 90 segundos.
A obra está dividida em três etapas e deve ser finalizada em 2012: o primeiro trecho entre a Vila Prudente e Oratório está previsto para dezembro de 2010; o segundo, entre Oratório e São Mateus deve ser entregue no segundo semestre de 2011; e o último, entre São Mateus e o Hospital Cidade Tiradentes, completará a linha no segundo semestre de 2012.
O investimento será de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 1 bilhão da prefeitura de São Paulo e o restante do Governo do Estado.
Congonhas – São Judas
O edital do monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas à rede metroviária deve ser publicado no início de janeiro, dois meses depois do previsto, novembro.
O projeto esta dividido em três trechos, com extensão total de 21,5 km: São Judas – Aeroporto de Congonhas; Aeroporto de Congonhas – Estação Morumbi (Linha 9 – CPTM), com ligação ao Jabaquara (Linha 1 – Metrô); e Estação Morumbi (Linha 9) a Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4 – Amarela).
Monotrilho Vila Prudente – Cidade Tiradentes (QUADRO)
› 510.000 usuários/dia
› 23,8 km de Vias
› 17 Estações elevadas
› 54 Trens
› 2 Pátios
› 2 Subestações Primárias
› Vias elevadas – 12 a 15 metros
› Comprimento Plataforma: 90m
Seja o primeiro a comentar