A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos entregou à população de São Paulo dois novos trens da Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena), nesta terça-feira. O evento, realizado na estação Paraíso, também homenageou as comunidades sírio-libanesa e judaica.
Com este novo lote, chegam a oito os novos trens circulando na Linha 2-Verde. A compra dessas composições modernas, com ar-condicionado, câmeras de vídeo internas, portas mais largas para facilitar o embarque e o desembarque e todos os itens de acessibilidade, é parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, o maior investimento feito no setor no país.
Os novos trens integram um grupo de 47 composições adquiridas para o Metrô e que serão entregues ao longo de 2010. Entre as inovações do sistema estão dispositivos que aumentam ainda mais o conforto e a segurança dos passageiros e reduzem o nível de ruído. Além disso, todos os vagões contam com câmeras de segurança internas e externas, que monitoram a operação em cada um dos vagões, e freios antideslizantes e antiderrapantes, que garantem uma parada mais suave. O trem também chama a atenção pelo design, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde.
As composições também demandam menor custo de manutenção. O motor de tração em corrente alternada possibilita economia de energia, com regeneração energética superior à dos demais trens. A nova tecnologia permite ainda maior contato do operador com a máquina, devido a um dispositivo digital que monitora todos os equipamentos.
O governador em Exercício Alberto Goldman, representando o governador José Serra, que está em Copenhague (Dinamarca) na Cúpula Ambiental COP-15, reforçou o fato de São Paulo reunir comunidades de todo o mundo em harmonia e relacionou os investimentos do Plano de Expansão ao tema da conferência na Europa. “Por decisão política do Governo de São Paulo estamos apostando no transporte sobre trilhos, substituindo o transporte individual e reduzindo a emissão de poluentes.”
O secretário José Luiz Portella destacou a integração entre as duas comunidades em São Paulo e a presença de representantes dos dois grupos: o governador em exercício, Alberto Goldman, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. “Essa reunião é especial por reforçar a convivência pacífica e também representa uma etapa do Plano que vai mudar o transporte em São Paulo. Em 2010, com os investimentos nas redes do Metrô e CPTM teremos uma redução de 25% no tempo médio de viagens na Região Metropolitana”, afirmou.
Segurança
Cada novo trem é equipado com 26 câmeras, cujas imagens são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador, e sistema de detecção de fumaça. O “pega-mão” (localizado próximo às portas) tem pintura fluorescente para casos de queda de energia. Outra novidade é o sistema de som digital dentro do trem, que melhora a qualidade das mensagens transmitidas aos passageiros.
Conforto
Os novos trens apresentam sistema de ar-condicionado, reivindicação antiga dos usuários, o que torna as viagens bem mais agradáveis. As novas janelas também reduzem o nível de ruído dentro do trem. Usuários que viajam em pé podem utilizar o “pega-mão” central sem serem surpreendidos por movimentos bruscos, já que os freios antideslizantes e antiderrapantes proporcionam paradas mais suaves, sem prejudicar a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva. Já quem viajar sentado ganhará mais espaço para se acomodar, com a disposição dos equipamentos auxiliares e extintores de incêndio embaixo dos bancos.
Acessibilidade
As portas dos novos trens estão maiores – a largura passou de 1,3m para 1,6m -, facilitando o fluxo de passageiros no embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um ‘mapa dinâmico’ que indica a localização do trem por meio de sinais luminosos, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds (luzes coloridas) indica a posição atual da composição e sua próxima parada. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem conta com bancos para obesos, com espaço igual ao de dois assentos comuns.
Homenagem
A entrega do novo lote de trens contou com uma homenagem especial às comunidades sírio-libanesa e judaica, representadas, respectivamente, por Luiz Henrique Maksoud, presidente do Clube Atlético Monte Líbano, e Boris Ber, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo. O objetivo foi celebrar o espírito de convivência pacífica entre as comunidades, e ressaltar características que são símbolo da cidade de São Paulo: receber, acolher e respeitar as diferenças culturais entre os povos que a escolheram para viver.
Linha 2-Verde
Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde está em expansão. Além dos novos trens, ganhará mais três estações: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. Hoje, a linha contempla o percurso entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Madalena.
Seja o primeiro a comentar