O ministro dos Transportes Enrique Cornejo Ramírez anunciou a seleção do consórcio Tren Eléctrico de Lima, que compreende as empresas Graña y Montero S.A e Norberto Odebrecht, para a realização das obras civis nos 12,3 km de extensão da Linha 1 do Metrô de Lima, cujo valor total é de US$ 410 milhões. No dia 10 de Novembro, o consórcio Cesel-Pöyry assinou um contrato no valor de US$ 15 milhões para supervisionar o projeto.
O plano para estender os 9,8 km do metrô no norte de Atocongo até a Avenida Grau foi desenvolvido há mais de 20 anos, porém nunca saiu do papel. Nos últimos seis anos, o serviço na rota existente tem sido limitado aos finais de semana. Uma tentativa inicial em 2008 para construir a extensão foi abandonada em janeiro 2009 devido à falta de ofertas na licitação.
O trabalho, que inclui a substituição dos equipamentos existentes, bem como a construção de um novo corredor e mais nove estações, deverá ser concluído em 18 meses. A agência estatal Proinversión oferece atualmente uma licitação para operação e manutenção da Linha 1 por 30 anos, além do fornecimento de mais 15 trens. A concessão deve sair em março 2010. O custo total do projeto é de US$ 549 milhões, dos quais US$ 300 milhões serão financiados pela Corporación Andina de Fomento.
Uma futura expansão da Avenida Grau para San Juan de Lurigancho, prevista para a Linha 1, estenderá a mesma para 34 quilômetros e 26 estações.
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