É bom ver as vias do AVE atravessando as terras secas do interior de Valência. Tudo é novo, nada foi usado. Nenhum trem circula ainda nesta linha que ligará as cidades de Madrid e Valência em 2010. Completamente terminada as obras de Motilla del Palancar, até o amanhecer da cidade de Valência ninguém trabalha na área. Portanto, é a vez dos bandos. Desde que a catenária foi instalada no trecho da província de Valência os roubos têm aumentado exponencialmente, especialmente na área de Requena, onde os trabalhos terminaram há meses. Após a construção de pontes e viadutos, lastro e colocação das vias, chega a vez da catenária. São instalados postes e fios de cobre que levam eletricidade para toda a linha, para que o trem possa circular. E é esse o cobre cobiçado pelos bandos, que já apareceram antes da inauguração do AVE a Barcelona. A empresa Adif, ligada Ministério do Desenvolvimento, teve que contratar segurança particular para tentar impedir o furto do cabo, explicaram fontes da empresa.
Claro que, como não há eletricidade é muito mais fácil levá-lo. As mesmas fontes explicaram que é o trecho de Requena o mais afetado pela furtos. Estamos recebendo, no entanto, uma grande ajuda dos agentes da Guarda Civil, disseram eles.
A catenária não será totalmente instalada até Maio. As sete subestações também levarão vários meses para serem concluídas. E por esta razão os furtos podem continuar. Funcionários da empresa dizem que os ladrões já levaram os cabos uma vez e a pós a reposição levaram novamente. Está custando muto dinheiro vigiar o traçado do AVE”.
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A catenária já poderia estar totalmente colocada, mas a Adif está atrasando a instalação para que não roubem os cabos. Querem que a inauguração das subestações e a instalação da catenária coincidam. O diretor da Madrid-Valência, Santiago Cobo, explicou em sua última visita a Valência que muito já foi roubado, embora ele tenha se recusado a especificar quanto. Nem sequer querem especificar em que pontos da linha a catenária já foi colocada, para não dar pistas. Até agora dois grupos já foram presos, mas ainda assim os roubos continuam.
Novas licitações
Apesar disso, o Ministério das Obras Públicas tem licitado vários contratos de construção de plataformas, instalação de via, catenária e subestações elétricas de tração na linha de alta velocidade entre Madrid e Valência, um investimento superior a 506 milhões de euros.
Os contratos licitados incluem a construção de plataforma em três novos subtrechos de Valência, Alicante e Castellón e a construção da via no trajeto Caudete-Alicante.
As medidas previstas incluem também a instalação e manutenção da catenária de Albacete até Alicante, além da execução de subestações elétricas de tração em Sax Montesa.
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