Inaugurado em 1882, o túnel ferroviário de St. Gothard, na Suíça, suporta o tráfego ferroviário entre o norte e sul do país, e por enquanto não é o maior túnel ferroviário do mundo. O Túnel Sei-kan (53,8 Km), no Japão e o Eurotunnel (50, 45 km), entre a França e o Reino Unido são superiores pelo menos até 2013, quando terminará a ampliação do segundo túnel St. Gothard.
Em construção desde 2002, o novo túnel deverá ter 57 Km e será colocado em operação para a circulação de trens de Erstfeld até Bodio. A expectativa é que após a abertura, 6,5 milhões de passageiros e 49 milhões de toneladas de mercadoria vão transitar pelo túnel cada ano. A obra custará aproximadamente € 4,5 mil milhões.
Clique aqui e veja uma apresentação sobre a construção do túnel.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Seja o primeiro a comentar