Uma nova linha de trem de alta velocidade ligando Bruxelas a Amsterdã foi aberta neste domingo, em um projeto modelo para os planos europeus de promover trens como alternativa ambientalmente responsável aos aviões.
Com trens chegando a até 300 quilômetros por hora, os viajantes agora podem economizar 49 minutos e chegar a Bruxelas em apenas uma hora e 53 minutos depois de saírem de Amsterdã.
A Thalys, operadora de trens da francesa SNCF, a belga SNCB e a Deutsche Bahn, dizem esperar aumento de 65 por cento no tráfego entre Paris e Amsterdã até 2013.
Grande parte disso será de passageiros que trocam carros e aviões em favor dos trens, diz a Thalys. A empresa espera que isso resulte em 500 mil passageiros adicionais em 2010.
Na viagem inaugural, músicos com guitarras e acordeões cantavam em francês para os passageiros enquanto o maquinista informava que o trem tinha atingido 300 quilômetros por hora.
As viagens por trem são responsáveis por menos de 1 por cento das emissões de gases ligadas ao setor de transporte europeu.
A nova linha vai reduzir o tempo de viagem entre Paris e Amsterdã a 3 horas e 18 minutos, duas horas a mais do que o transporte aéreo, embora a jornada seja mais barata e sem atrasos causados por congestionamentos nos aeroportos.
Seja o primeiro a comentar