TAV: edital vai à consulta pública

Na próxima semana a minuta de edital e o contrato para construção do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio de Janeiro (RJ) a Campinas (SP), passando por São Paulo (SP), será colocado em consulta pública na internet. A consulta publica terá duração de um mês.


Em janeiro, serão realizadas audiências públicas no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campinas (SP), São José dos Campos (SP) e Barra Mansa/Volta Redonda (RJ). O edital deve ser publicado em fevereiro.


As propostas apresentadas pelas empresas interessadas serão abertas no final de maio. O vencedor será o consórcio que demandar menos investimento público e oferecer a tarifa mais baixa. A empresa ou consórcio vencedor ficará responsável pela construção e terá a concessão do serviço pelo período de 40 anos.


Segundo o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o vencedor do leilão será quem oferecer a menor demanda por financiamento público, aliada à menor tarifa teto para as viagens no trem. O valor total do projeto com investimentos públicos e privados chegará a R$ 34,6 bilhões.


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai colocar à disposição até R$ 20,9 bilhões. Outros R$ 3,3 bilhões deverão ser ofertados pelo eximbank (banco de comércio exterior) do país de onde virá o consórcio vencedor. Devem participar do leilão empresas do Japão, China, Coréia do Sul, Alemanha, França, Itália e Espanha.


Além desse financiamento, deverá ser criada uma empresa no modelo Sociedade de Propósito Específico (SPE) para construir e manter o trem-bala. Uma empresa pública de engenharia e tecnologia será criada pelo governo brasileiro para receber a transferência de tecnologia – condição para a participação no leilão – e aportar 30% de capital na SPE que irá gerenciar o trem.


Assim, na formação das empresas, serão aplicados R$ 7 bilhões de capital privado na formação da SPE e R$ 3,3 bilhões de capital do Tesouro Nacional na criação da nova empresa pública – numa divisão de 70% investimento privado e 30% público no capital próprio do trem.


Passos refutou a possibilidade de o governo assumir riscos de demanda para as empresas privadas que participarem do consórcio ganhador. “Não é possível assumir risco de demanda levando-se em consideração a dimensão da participação do governo no projeto”, afirmou o secretário-executivo ao voltar de reunião com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e com o presidente Luís Inácio Lula da Silva.


Ele também afirmou que essas empresas terão que comprovar experiência em projetos desse porte e que detém tecnologia a ser repassada para o Brasil. Questionado se há possibilidade de que o empreendimento fique pronto até a Copa de 2014, Passos foi cauteloso.


Segundo ele, o cronograma para o funcionamento do trem só será conhecido após o leilão. “É pouco provável em 2014, o prazo é meio estreito, o projeto é complexo. Mas não se pode firmar posição por conta de uma coisa que só será conhecida na licitação”, afirmou.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Agência Brasil

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0