A Vale divulgou ontem, 16, uma nota de esclarecimento negando as informações publicadas pelo jornal China Daily. Na reportagem publicada ontem, o jornal chinês diz que a companhia estaria fechando acordos de preços de frete a longo prazo com usinas locais, oferecendo descontos de 20% a 30%.
Ainda de acordo com a publicação, esse conjunto de ações faz parte da estratégia da Vale para melhorar sua participação no mercado da China.
Na nota de esclarecimento, a empresa afirma que ainda não está envolvida nas negociações de preço de venda de minério para o próximo ano. Leia abaixo a nota completa.
NOTA DE ESCLARECIMENTO:
Tendo por referência a notícia divulgada pelo China Daily e amplamente repercutida nas agências internacionais, a Vale informa que no momento, conforme já anunciado anteriormente, não está envolvida nas negociações de preço para o exercício de 2010.
As negociações de frete referente à sua frota de navios próprios ou contratados se dão nas condições específicas desse mercado, que mudam diariamente em função das condições de oferta e procura.
A Vale confirma que está desenvolvendo sua estratégia de longo prazo, voltada ao aumento de sua competitividade no mercado asiático, baseada em navios de grande porte ULOC (ultra large ore carriers) e centros de distribuição e “blendagem” de minério.
A implementação dessa estratégia de longo prazo, que deverá beneficiar seus clientes, depende de aprovação e autorização das autoridades chinesas com relação ao atracamento de navios de grande porte e estabelecimento de centros de distribuição.
A Vale reitera que o mercado de minério de ferro no momento se encontra bastante aquecido, tendo em vista a combinação da forte demanda chinesa e asiática em geral com a recuperação do mercado europeu.
Seja o primeiro a comentar