A operadora chilena Metrô de Santiago fechou com a Alstom Brasil um contrato para fornecimento de sistema de controle automático para a linha 1, que conta com 27 estações e tem 20 km de extensão. Este contrato envolve a renovação do atual sistema de controle, incluindo design, fabricação, instalação e operação inicial da solução Urbalis e sua manutenção por um período de 3 anos. A implementação do sistema na linha se dará sem interrupções ao serviço e deve começar em setembro de 2010. A Alstom já renovou os sistemas de sinalização e controle de outras linhas igualmente importantes em Paris, Hong Kong e Pequim sem qualquer interrupção ao serviço.
O sistema Urbalis aumentará significativamente a freqüência e capacidade de transporte dos trens e, ao mesmo tempo, garantirá a melhor segurança, operações flexíveis e maior conforto aos passageiros. O novo sistema permitirá ao Metrô de Santiago a redução dos intervalos entre os trens na linha 1, gerando um aumento de 20% de passageiros por hora na linha, que atualmente transporta aproximadamente 1 milhão de passageiros por dia.
O Urbalis é um avançado sistema de Controle Ferroviário Baseado em Comunicação (CBTC, Communication-Based Train Control) que integra a transmissão de dados via rádio. Recentemente implementada na linha M2, de Lausanne, na Suíça, e na Linha Circular, em Singapura, essa tecnologia testada e aprovada logo será usada nas linhas 1, 2 e 3 do Metrô São Paulo, na linha 1 de Milão e na linha 10 de Xangai, que se tornará então a maior linha de metrô automatizada da China. Também está sendo usada na ponte do Aeroporto de Pequim, na linha 2 do metrô de Pequim e na linha Noroeste de Singapura – a maior linha sem piloto de maior capacidade no mundo.
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