A CPTM confirmou hoje, 27, a concessão da PPP da frota da Linha 8 (Diamante) para a empresa espanhola CAF, que irá fornecer 36 novos trens e fará a manutenção da frota.
O edital previa que a empresa vencedora pudesse escolher entre fornecer 24 novos trens e reformar 12 da frota atual, ou fornecer 36 novos trens. A CAF foi a única a apresentar proposta para a concorrência.
O contrato estipula que a empresa terá que investir R$ 900 milhões e em troca terá a manutenção da frota por 20 anos, recebendo R$ 200 milhões por ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A multinacional pretende produzir os trens em sua fábrica em Hortolândia (SP), que já esta pronta. A concessão não exige que os trens sejam fabricados no Brasil e¸ se houver necessidade, a CAF distribuirá a demanda entre suas unidades.
Os trens terão equipamentos de última tecnologia, com ar-condicionado, propulsão de corrente alternada, freios de alto desempenho, sistema de vídeo vigilância, entre outros. A entrega do primeiro está prevista para março de 2011, com operação no início do segundo semestre do mesmo ano.
A sessão pública da concessão ocorreu em dezembro de 2009 e agora foi finalizada a análise da documentação.
Primeiros trens
A CAF já tem um contrato em andamento para o fornecimento de 65 trens para sistema metroferroviário de São Paulo. Serão 17 trens para o Metrô, sendo 07 para a Linha 1 (Azul) e 10 para a Linha 3 (Vermelha); e 48 trens para a CPTM: 20 para a Linha 7 (Rubi), 20 para a Linha 12 (Safira) e 8 para a Linha 9 (Esmeralda).
Os dois primeiros trens já estão no Brasil. Um para o Metrô, que já está no pátio Jabaquara desde quarta-feira, 26, e outro para a CPTM, que aguarda liberação aduaneira para ser transportado do porto de Santos para São Paulo. Eles devem entrar em teste de via no próximo mês e iniciar a operação em março.
Fábrica
A nova unidade da CAF, em Hortolândia, iniciou o funcionamento das primeiras máquinas na semana passada, mas não há previsão de inauguração oficial. A estrutura esta finalizando, restando apenas trabalhos de paisagismo.
“O importante para nós é começar a produzir”, destaca o gerente comercial da empresa, Ricardo Sanchez.
Seja o primeiro a comentar